TECNOLOGIA: Hands On – Razer Huntsman Mini

31.10.24

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje deixo aqui registada a minha opinião sobre o teclado Razer Huntsman Mini.

Ainda mesmo antes de retirar o equipamento da sua embalagem, de imediato ficamos a perceber as suas reduzidas dimensões, que segundo informações do fabricante possui um formato compacto de 60% do tamanho de um teclado de dimensões habituais. Sendo mais específico, o Razer Huntsman Mini possui 29,3 cm de largura, 3,7 cm de altura e 10,3 cm de profundidade, totalizando 0,516 kg.

...um formato compacto de 60% do tamanho de um teclado de dimensões habituais.

O Razer Huntsman Mini é um teclado da linha gaming de dimensões reduzidas, que se afigura como a escolha certa para locais onde não abunda o espaço ou se o utilizador pretende periféricos minimalistas, não perdendo qualquer mais valia em comparação com os de dimensões habituais e ainda acrescenta versatilidade, uma vez que pode ser facilmente transportado numa mochila para ser utilizado noutros locais, por exemplo um sessão de gaming em casa de um amigo, permitindo jogar com mais conforto através de um teclado específico para essa vertente.

Num olhar mais atento e depois de atestar a beleza das suas linhas de construção modernas e robustas, conseguimos perceber que não existe o habitual teclado numérico, as teclas direcionais e a fila de teclas de funções, todas elas tradicionais nos periféricos de tamanho regular. Todavia, esse aspeto não é propriamente um problema, uma vez que os comandos que essas teclas efetuam estão presentes também neste teclado, mas são executados por meio de funções secundárias de outras teclas. A título exemplificativo, as teclas direcionais ou arrow keys podem ser executadas nas teclas I, J, K, L e as teclas de funções F1, F2 e por aí fora, utilizam as teclas numéricas 1,2, etc.

A título exemplificativo, as teclas direcionais ou arrow keys podem ser executadas nas teclas I, J, K, L...

A sua estrutura em alumínio é robusta e de excelente construção, sendo concebido para suportar longas horas de uso intenso e regular. O mesmo se aplica às doubleshot PBT keycaps, que fazem da durabilidade a sua maior virtude e são agradáveis ao toque. A experiência de digitação é realmente prazerosa e satisfatória, sendo extremamente responsiva qualquer ação que o utilizador esteja a executar. Apesar de pertencer a uma linha gaming, o Razer Huntsman Mini pode ser muito bem utilizado para outros fins, como aqueles que se adequam a um utilizador comum, até porque podemos simplesmente desligar o RGD colorido e como não ostenta linhas muito intensas e agressivas, quanto outros da mesma área, passando  despercebido.

...às doubleshot PBT keycaps, que fazem da durabilidade a sua maior virtude...

Como não poderia deixar de ser, a iluminação está presente no Razer Huntsman Mini, sendo quase um requisito obrigatório por parte da marca Razer, bem como dos seus habituais clientes. Sem a necessidade de instalar software, conseguimos rapidamente escolher entre 5 perfis de iluminação, já bem conhecidos de outros equipamentos, simplesmente premindo um conjunto específico de teclas. Ainda assim, vem equipado com o Razer Chroma RGB que permite personalizar os efeitos e para além disponibilizar efeitos dinâmicos enquanto jogamos título integrados no software da Razer.

Um pormenor interessante, o cabo USB-C de ligação é completamente destacável, útil para transportar, contudo, a questão de um hipotético desconexão durante a utilização não se coloca, uma vez que o periférico utiliza uma espécie de travão para fixar a conexão. Honestamente, na altura tecnológica que vivemos, é algo que devia estar incluído em todos os teclados deste nível. Atenção, o teclado não é wireless, necessita de ligação permanente através do cabo, pelo que não é adequado para utilização numa configuração com vários dispositivos ou com dispositivos móveis.

O Razer Huntsman Mini não é propriamente dos teclados mais económicos, contudo, a experiência de utilização, quer para o utilizador comum, como para o gamer mais exigente, é de elevada qualidade.  Ainda para mais ostentando dimensões compactas e reduzidas, sendo mais um fator de valorização até porque não encontramos nada similar na concorrência. Em menor evidência, talvez a não inclusão de um apoio para os pulsos, que poderia ser de utilização opcional, no entanto era um extra agradável.

O Razer Huntsman Mini não é propriamente dos teclados mais económicos...

Principais características:

  • Layout: PT
  • Switches Ópticos Razer™
  • Vida útil de 100 milhões de toques de teclas
  • Keycaps doubleshot em PBT Razer
  • Fileira de teclas inferiores com layout padrão
  • Estrutura em alumínio
  • Formato compacto de 60%
  • Cabo USB-C de fibra trançada destacável
  • Armazenamento híbrido integrado – até 5 perfis de atalhos de teclas
  • Predefinições de iluminação integradas
  • Teclas com retroiluminação individual Razer Chroma RGB, oferecendo 16,8 milhões de opções personalizáveis de cor
  • Habilitado para Razer Synapse 3
  • Teclas totalmente programáveis com gravação instantânea de macros
  • Sobreposição de até N teclas com anti-ghosting incorporado
  • Opção de modo de jogo
  • Ultrapolling de 1000 Hz

Em suma, o Razer Huntsman Mini é um excelente teclado gaming de dimensões reduzidas, ideal para secretarias onde o espaço não abunda. Extremamente leve e compacto, perfeito para transportar para outros locais. Pontos menos positivos, não é wireless e não inclui apoio para os pulsos.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments