DESPORTO: Apuramento Mundial 2022 | 3ª Jornada | Luxemburgo - Portugal | Rescaldo e opinião

31.3.21

A seleção portuguesa deslocou-se ao estádio de Josy Barthel no Luxemburgo e venceu a seleção local por 1-3, num desafio a contar para o apuramento para o Mundial 2022.

Terceiro jogo consecutivo e terceiro onze diferente apresentado por Fernando Santos, desta vez com Nuno Mendes, Rúben Neves, Renato Sanches e João Félix a entrar como titulares.

Já se sabe que no futebol mundial atual, salvo poucas exceções, já não existem equipas fracas e este Luxemburgo, outrora uma equipa normalmente goleada, já apresenta uma qualidade de jogo bastante interessante. E a juntar a essa evolução, quando a equipa que os enfrenta, neste caso Portugal, aborda o jogo com sobranceria, só pode esperar uma coisa, dificuldade. Os 30 minutos iniciais foram demasiado maus, sem garra, sem vontade de defender ou atacar, com inúmeros passes errados, que originaram um golo sofrido, marcado Gerson Rodrigues, o mesmo que foi o herói da vitória do Luxemburgo na Irlanda. Portugal vivia das individualidades, mas mesmo essas estavam abaixo do que sabem e podem, com Cristiano Ronaldo e João Félix, a serem uma sombra escura daquilo que valem. Aliás, a seleção lusa apenas melhorou com a substituição de João Félix, lesionado, por Pedro Neto, dando alguma velocidade ao futebol ofensivo. Já bem perto do intervalo, Pedro Neto, cruza para a grande área e Diogo Jota empata a partida, marcando de cabeça, o terceiro consecutivo, dando alguma esperança ao conjunto luso.

imagem fpf.pt

Fernando Santos deve ter dito das boas ao intervalo, por a seleção apareceu em campo muita mais rápida, agressiva e intensa, bem mais perto do seu valor e rapidamente saltou para a frente do marcador, desta vez por Cristiano Ronaldo a concluir um excelente cruzamento de João Cancelo. O mais difícil estava feito e as oportunidades para avolumar o resultado não faltaram, porém, o golo da tranquilidade não aparecia, permitindo alguma esperança ao adversário. Sentia-se o perigo e os jogadores adversários acreditavam que era possível o empate, uma vez que os jogadores lusos desperdiçavam ocasiões atrás de ocasiões, umas mesmo escandalosas como por exemplo, quando Cristiano Ronaldo no cara a cara com Anthony Moris, não conseguiu rematar a contar. Já bem perto do final, finalmente o golo, com o recém-entrado na partida, João Palhinha a cabecear para o fundo da baliza, um canto marcado por Pedro Neto, sendo a sua segunda assistência no jogo.

Destaque individual para Pedro Neto que com duas assistências para golo, foi o elemento que conseguiu desmontar a defesa adversária. Do lado luxemburguês, Gerson Rodrigues foi o elemento que mais perturbou a defesa lusa, fruto da sua irreverência e velocidade.

Resumindo, um resultado claramente melhor do que a exibição, que valeu três precisos pontos no apuramento para o Mundial Catar 2022.

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Mais um jogo de futebol para o apuramento do Mundial 2022, entre as Selecções de LUXEMBURGO e PORTUGAL.
    Conforme análise de Carlos Silva Canal NECTEP, foi melhor o resultado que a exibição.
    Sem dúvida, concordamos plenamente. Valeu os três pontos em disputa.
    Portanto, quanto a mim não à muito a dizer. Embora e apesar de um jogo fraco da nossa Selecção, acho que mereceu ganhar, objectivo cumprido.
    Como o jogou foi um pouco morno, não destaco nenhum jogador.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Jogo demasiado morno que podia ter complicado as contas, mas vencemos. Abraço

      Eliminar