DESPORTO: Taça da Liga | Meias-Finais | FC Porto – Sporting CP | Rescaldo e opinião

20.1.21

O FC Porto perdeu a meia-final da Taça da Liga, por 1-2 e mais uma vez, ainda não será este ano que conquista a competição.

Sérgio Conceição foi obrigado a alterar alguns elementos face aos problemas do covid-19 e ao castigo de Mehdi Taremi, colocando em campo jogadores como Diogo Costa, Marko Grujic, João Mário e Felipe Anderson.

Foi um FC Porto diferente no seu figurino tático que se apresentou no Estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria, com 3 defesas centrais e as alas entregues a João Mário e Zaidu Sanusi. Após alguns minutos de estudo mútuo, os dragões assumiram as despesas da partida e conseguiram criar algum ascendente sobre o adversário, sobretudo através de Jesús Corona servindo com classe os seus colegas mais avançados. O Sporting CP, muito preso de movimentos, não se conseguia soltar para o ataque e não incomodava Diogo Costa. Apesar das poucas oportunidades, os azuis e brancos dispuseram de uma grande ocasião para abrir o marcador antes do intervalo, porém Moussa Marega rematou ao poste, depois um excelente lance individual de João Mário.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar

Na segunda metade, apesar de uma ligeira melhoria leonina, o comando do jogo continuou a ser dos portistas, que logo na etapa inicial podiam ter marcado, mas Matheus Uribe com tudo para abrir o ativo, chutou muito por cima. Seguiram-se alguns momentos de baixa intensidade e com muitas faltas, onde claramente se viu um FC Porto mais fatigado que o adversário, ainda assim, Moussa Marega arranca depois do meio campo, passa pelos adversários que iam aparecendo à sua frente e num remate fraco e enrolado, faz o 1-0. Pela forma como o jogo decorria e sobretudo pelo minuto do golo, 79, pensava-se que o vencedor estava encontrado e Sérgio Conceição faz alterações substâncias na equipa, tirando alguns elementos fundamentais. Os leões reagem e Jovane Cabral, entretanto lançado na partida, aproveita um mau alivio da defesa portista e num remate colocado faz o empate a 4 minutos do fim. Com o espectro dos penaltis a pairar, eis que novamente Jovane Cabral e no último lance da partida, faz o 1-2 levando o seu clube à final da prova. 

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar

Destaque individual para Felipe Anderson, que demonstrou algo que lhe tem faltado, atitude, sobretudo bem vincada num lance em que ajudou a equipa a defender. Do lado leonino, Jovane Cabral pelos golos decisivos que marcou, foi indiscutivelmente o mais importante da sua equipa.

Resumindo, apesar de ter havido sempre mais FC Porto que Sporting CP, a vitória acabou por sorrir aos leões, que garantiram assim a presença na final da competição. O FC Porto volta aos jogos no domingo, deslocando a Faro para defrontar o Farense num desafio a contar para 15ª jornada da Liga NOS.


  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Foi um jogo de futebol para a Taça da Liga entre as equipas do FCPORTO e SPORTING. Como sempre, e, aqui no Canal-NECTEP estamos a dar a nossa opinião sobre o encontro.Não foi um jogo brinhante quer de um lado quer do outro. Mas apesar disso houve sempre mais Porto que Sporting, tendo os Portistas mais ocasiões de golo. Porém, quem não marca não ganha e, futebol é isto os leões tiveram a sorte do jogo, foram mais felizes e ganharam.
    Eu continuo a dizer o FCPORTO tem malapata nesta prova da Taça da Liga, mais uma vez ficou pelo caminho.
    Também concordo com o destaque de Carlos Silva que elege o jogador FELIPE ANDERSON, pois fez um óptimo jogo.
    Saudações desporyivas e até à próxima.
    Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Realmente esta Taça está complicada de conquistar. Abraço

      Eliminar