BIMBY®: Aproveite bem as 3 refeições do dia – Parte 1 de 2

19.1.21

No seguimento do artigo 5 Curiosidades do Bacalhau, hoje estou de volta com mais informações uteis para uma alimentação equilibrada e saudável, sempre com a ajuda da BIMBY®.

Pequeno almoço, almoço e jantar constituem três das principais refeições do dia. Porém, estas refeições são insuficientes para garantir uma alimentação equilibrada. É importante, assim, destacar o papel das refeições intermediárias.

O QUE DEVEM TER AS SUAS REFEIÇÕES:

Nunca é demais lembrar alguns pormenores essenciais, relacionados com a sua alimentação.

LOGO PELA MANHÃ – Aposte forte na primeira refeição do dia. Fuja dos cereais açucarados, uma vez que saciam a curto prazo. Aposte em boas fontes de proteína (ovos, iogurtes, queijos magros), uma vez que saciam a longo prazo. A fruta é um excelente complemento do pequeno-almoço, sendo que a melhor forma de a ingerirmos é inteira e não em sumo.

AO ALMOÇO – Vegetais, carnes brancas e peixes gordos. Parar para almoçar é importante para garantir que a digestão é feita corretamente. Devemos suspender o nosso trabalho (nem que seja por apenas 20 minutos) para saborearmos com calma o almoço, sentados e confortáveis sempre que possível. Comer de garfo e faca irá saciar muito mais do que uma simples sanduíche.

Atenção às empadas e quiches. Lá porque se vendem nas lojas ou em restaurantes “mais saudáveis” não quer dizer que o sejam. A maior parte destes alimentos tem níveis elevados de gordura associados a farinhas refinadas. Inclua sempre vegetais no prato, se não conseguir comer sopa, inclua pelo menos um como acompanhamento.

AO FIM DO DIA, ANTES DE UMA BOA NOITE DE SONO – Uma boa sopa e pouco mais. Afaste-se do telefone, desligue o computador, a televisão e aproveite este momento para relaxar e/ou estar em família. Sabia que quando comemos a ver televisão perdemos a consciência da ingestão alimentar e acabamos sempre por ingerir maior quantidade de alimentos?

Se o jantar é em casa, podemos colmatar algumas falhas que se registaram ao almoço. Houve poucos vegetais ao almoço? Compensamos ao jantar! Ao almoço comemos carne? Ao jantar porque não recorrer ao peixe? Sempre que possível, inicie a refeição com uma boa sopa de legumes. Parte do jantar acontece perto da hora de deitar, por isso essa refeição deverá ser leve, por forma que a digestão seja facilitada.

Fonte: revista BIMBY® janeiro 2017

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments