No seguimento do artigo Bolachas e Biscoitos… Sabores caseiros para este Natal, hoje inicio o novo ano de 2021 com algumas curiosidades sobre o bacalhau, que é tão apreciado pelos portugueses.
Como todos sabemos, normalmente no Natal há um amigo fiel e que tem sempre lugar marcado na mesa, o bacalhau, por isso depois de nos deliciarmos com ele, é altura de deixar aqui registado alguns aspetos sobre o mesmo.
1 – O FIEL AMIGO – Abunda nas águas frias do Atlântico Norte e chegou-nos pelas mãos dos vikings, que o secavam ao ar livre, sem sal, e dele se alimentavam nas suas longas viagens pelos oceanos. Mais tarde começou a ser comercializado seco e salgado, o que prolongava a sua durabilidade. Por ser um alimento barato, foi em tempos o fiel amigo dos pobres e, por isso, desprestigiado. Atualmente, os melhores chefes reconhecem-lhe as qualidades gastronómicas e a versatilidade.
2 – NUTRITIVO E SABOROSO – Em termo nutricionais, o bacalhau é, essencialmente, um fornecedor de proteínas. Quanto ao valor calórico, tudo depende da forma como é preparado. O valor energético de 100 g de bacalhau, seco e demolhado é Cru 80 cal, Cozido 106 cal, Grelhado 123 cal, À Gomes de Sá 136 cal e À Brás 159 cal.
3 – RAZÕES PARA CONSUMIR BACALHAU – É saudável, nutritivo e relativamente económico. Em comparação com a carne ou outros peixes, apresenta um maior rendimento, sendo comestível cerca de 85% do seu peso. É uma boa fonte de vitaminas B6 e B12. Conserva-se facilmente e não está sujeito a muitas contaminações.
4 – BACALHAU, HIPERTENSÃO E COLESTEROL – O elevado teor de sal é um dos contras do bacalhau. Se a sua pressão arterial está controlada, escolha uma posta fina e demolhe muito bem, sem esquecer que é uma situação excecional. Acompanhando a hipertensão surgem valores elevados de colesterol, pelo que será prudente moderar o consumo. Bacalhau seco: 150 mg de colesterol por 100 g, demolhado 75 mg por 100 g.
5 – SABE ESCOLHER UM BOM BACALHAU? – Verifique se apresenta aspeto homogéneo, sem fissuras no lombo ou coágulos de sangue ou manchas escuras na pele. Ausência de defeitos de conservação – sinais de vermelho, “empoado negro”. Rejeite se tiver: demasiada humidade, aspeto quebradiço ou mole, excesso de sal e peso inferior ao da categoria anunciada.
Fonte: revista BIMBY®
dezembro 2012
0 comments