DESPORTO: Taça de Portugal | 4ª Eliminatória | FC Porto - Tondela | Rescaldo e opinião

14.12.20

O FC Porto recebeu e venceu o Tondela num desafio a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal seguindo em frente na competição.

Sérgio Conceição depois das muitas mudanças no jogo da Liga dos Campeões, voltou a apostar num onze muito parecido com o utilizado mais regularmente, sendo Diogo Costa e Diogo Leite as maiores surpresas.

Tal e qual como no jogo do campeonato, o FC Porto marcou bem cedo e com muita felicidade à mistura, à passagem do minuto quatro e depois de uma boa jogada coletiva, Mehdi Taremi remata, Pedro Trigueira defende, a bola ressalta no avançado iraniano e entra na baliza, abrindo o ativo. Mas, tal como no jogo do campeonato, os beirões responderam e repuseram a igualdade na primeira vez que se aproximaram da baliza dos portistas e curiosamente depois de um canto a favor dos azuis e brancos. Jhon Murillo recupera a bola, passa por Wilson Manafá, oferece o golo, que numa primeira instância é exemplarmente negado por Diogo Costa, mas na recarga João Mendes não vacilou. Porém, e ao contrário do jogo do campeonato, os dragões responderam de imediato, voltando à vantagem passados apenas 4 minutos, novamente numa excelente jogada coletiva, finalizada com classe por Moussa Marega. Até ao final parcial o FC Porto optou por uma atitude mais conservadora, resgatando a posse de bola, todavia sem causar grande perigo na baliza adversária.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar
 

Na segunda parte, os azuis e brancos entraram destemidos e a explorar sobretudo a velocidade do nigeriano Zaidu Sanusi, que em várias ocasiões deixou os adversários para trás e serviu com qualidade os avançados, que, no entanto, nunca conseguiram encontrar o caminho do golo. Foi então que o nigeriano, visivelmente desgastado, teve que ser substituído, obrigando a uma série de mexidas posicionais na equipa de Sérgio Conceição, permitindo ao adversário ganhar novo folego na partida. Os beirões dispuseram de uma enorme oportunidade para empatar a partida, mas Souleymane Anne, desperdiçou incrivelmente, cabeceando por cima da baliza de Diogo Costa. O FC Porto ainda conseguiu marcar mais um golo, por Luis Díaz mas o jogador colombiano estava em fora de jogo e o arbitro anulou o golo de imediato.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar
 

Destaque individual para Moussa Marega, belo golo de belo efeito, mas sobretudo pelas movimentações na frente de ataque, onde se sente muito mais confortável jogando com um colega ao seu lado. Do lado beirão, Abdel Medioub sempre muito concentrado e atento, foi anulando as investidas dos avançados adversários.

Em suma, vitória pela margem mínima, mas suficiente para o FC Porto avançar para a próxima fase da prova. Os portistas voltam aos jogos na próxima quarta-feira, recebendo o Paços de Ferreira para a Taça da Liga.


  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Sim. Vitória pela margem minima, conforme escreve Carlos Silva no Canal-NECTEP, mas suficiente que deu para avançar para a fase. seguinte.
    Não foi um jogo brilhante da parte da equipa do FCPORTO. Porém e apesar de não ser um bom jogo, houve algimas jogadas dos Portistas bem delineadas faltando apenas finalização nessas oportunidades, que de resto não se pode falhar. Foi uma vitória justa e com algum merecimento, sendo na primeira parte a equipa que mais procurou o golo. Na etapa complementar o FCPorto entrou bem no jogo mas, foi baixado as linhas um pouco e na parte final houve uma reacção muito positiva do Tondela, mas os Portistas iam controlado a partida até ao final.
    Também concordo com o destaque de Carlis Silva ao jogador MAREGA, fez um belo golo e um bom jogo.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Foi um jogo essencialmente competente, porém com alguns sobressaltos,no entanto chegou para avançar na competição. Abraço

      Eliminar