BIMBY®: Bolachas e Biscoitos… Sabores caseiros para este Natal – Parte 2 de 3

18.12.20

No seguimento do artigo Bolachas e Biscoitos… Sabores caseiros para este Natal, hoje deixo aqui registada a segunda parte.

PÔR AS MÃOS NA MASSA…

Depois de tudo organizado, está na hora de fazer as bolachas e criar um momento de diversão garantida – envolva a família toda, as crianças vão adorar participar e a sua criatividade dará um toque especial às bolachas da família. Chegou a vez da Bimby! Em poucos segundos temos uma massa pronta, frutos secos ralados ou cristalizados picados num ápice, glacé para cobrir ou chocolate derretido para banhar em minutos. São vários os tipos de bolachas que pode ober, pois todas as massas são moldáveis. Conheça alguns dos diferentes tipos de bolachas para compor os seus presentes.

BOLACHAS MOLDADAS À MÃO OU COM CORTADORES, de massa macia, é por vezes necessário colocar durante algum tempo no frigorífico para ganhar consistência e poder ser moldada na palma da mão. É o caso das areias e biscoitos da Olinda do Livro Bimby Base, os esses de Azeitão ou as bolachas recheadas com doce, frutos secos ou cristalizados. Tem também uma boa consistência para ser estendida com a ajuda de um rolo da massa e cortada de diferentes formas com cortadores, com uma carretilha ou faca afiada.

BOLACHAS DE ROLO, com a mesma consistência das anteriores, a massa é moldada em forma de rolo cilíndrico, triangular ou quadrangular, envolvido em película aderente e colocada no frigorífico ou congelador por algumas horas. Com a ajuda de uma faca afiada corta-se as bolachas com a espessura desejada e depois é só finalizar no forno.

DICAS: Pincele o rolo com leite e passe por frutos secos ralados ou açúcar cristal colorido antes de cortar as bolachas. Pode congelar a massa até um mês para que num instante possa ter bolachas quentinhas prontas a comer.

BOLACHAS MOLDADAS COM UM DISPARA-BISCOITOS OU SACO DE PASTELEIRO, estas bolachas têm uma massa macia o suficiente para ser moldada com a ajuda de um dispara-biscoitos ou saco de pasteleiro, podendo obter formatos diversificados. Quem não se lembra das famosas línguas de gato e de veado? Ou umas argolas de limão.

BOLACHAS DE COLHER, são feitas com uma massa sem consistência suficiente para ser moldada ou estendida, que se coloca às colheradas no tabuleiro, afastadas alguns centímetros. Com o calor do forno espalham-se formando as bolachas, como os cookies ou as rendas do livro Boas Festas com a Bimby.

Fonte: revista BIMBY® dezembro 2012

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments