JOGOS: Serious Sam Collection | Análise

24.11.20

Numa altura do ano em que os lançamentos não param e novidades são tantas, chegou até nós mais um jogo, aliás uma coletânea, Serious Sam Collection, que inclui os diversos jogos lançados com a exceção do mais recente Serious Sam 4, que se encontra disponível desde o dia 24 de setembro para PC e Stadia, no entanto está agendado o lançamento para as outras plataformas algures no ano de 2021.

Serious Sam Collection inclui todo conteúdo de Serious Sam HD: The First Encounter, Serious Sam HD: The Second Encounter e Serious Sam 3: BFE, incluindo os DLCs The Legend of the Beast e Jewel of the Nile e é uma excelente oportunidade para aqueles jogadores que nunca se aventuraram destemidamente nestas andanças ou para aqueles que já passaram por isto (2001 foi o ano de lançamento do primeiro Serious Sam), podendo agora repetir a explosiva experiência mas em alta definição, com um grafismo melhorado.

Produzido pela Croteam e publicado pela Devolver Digital, Serious Sam foi inicialmente apenas desenvolvido para PC, porém a sua popularidade originou que fosse otimizado para as restantes plataformas, como a PlayStation, Xbox, entre outras.

Em Serious Sam Collection a história é claramente acessória, apesar de ser a responsável por ligar as pontas e especialmente entre os dispares títulos, mas basicamente se resume às aventuras do lendário herói, Sam Stone, onde o objetivo passa por salvar o mundo de uma implacável invasão alienígena. Para concluir esse desígnio, passamos por locais icónicos como as ruínas do antigo Egito, pelas agitadas arenas na América do Sul, sempre enfrentando infinitas hordas de inimigos com um arsenal de armas extremamente destrutivo e com uma capacidade de fogo deveras impressionante, sendo que algumas armas são mesmo muito, muito particulares.

Sobretudo nos dois primeiros títulos, o Serious Sam HD: The First Encounter e o Serious Sam HD: The Second Encounter, é obviamente percetível através da sua jogabilidade, que estamos perante jogos que foram desenvolvidos noutra altura que não a atual, uma vez que a movimentação da nossa personagem assim o transmite. Porém, se os abordarmos que essa nota mental e se nos conseguirmos abstrair de tal situação, ao fim de alguns momentos deixamos de pensar nisso, tal o frenesim que assola o nosso ecrã. As criaturas aparecem em tal número, de todos os cantos possíveis e imaginários, que rapidamente o nosso pensamento está apenas direcionado para a sua exterminação.

É também claramente visível que Serious Sam Collection permitiu uma evolução gráfica aos títulos que a constituem, porém não podem ser comparados como os jogos desenvolvidos de raiz para as plataformas atuais e mais exigentes.

No plano da longevidade, através da Serious Sam Collection é agora possível jogar através de um modo multiplayer, enfrentando hordas de inimigos nos clássicos tipos de jogo, onde podemos optar pela companhia de 16 jogadores online ou através de um modo cooperativo local com 4 jogadores em simultâneo. Para além disso e se preferirem a diversão a solo, existe muito conteúdo para ser jogado nesta coletânea, nada mais que Serious Sam HD: The First Encounter, Serious Sam HD: The Second Encounter e Serious Sam 3: BFE, incluindo os DLCs The Legend of the Beast e Jewel of the Nile, por isso certamente terão muitas boas horas de jogo através deste título.

A sonoplastia está obviamente ao nível daquilo que foi referido acima, ou seja, um pouco datada, porém é sempre um prazer voltar a ouvir a voz icástica de Sam Stone, trazida à vida pelo voice-actor John J. Dick. Uma situação menos positiva, que não me canso de referir sempre que ocorre, é o facto de pelo menos na versão que nos foi disponibilizada, a linguagem portuguesa, nem tão pouco a sua variante português do Brasil, não está disponível nos menus e informações do jogo e já nem refiro a dobragem do jogo para esse idioma, sendo realmente desapontante e talvez incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados.

Em suma, Serious Sam Collection é uma excelente oportunidade para aqueles jogadores que nunca se aventuraram destemidamente nestas andanças ou para aqueles que já passaram por isto (2001 foi o ano de lançamento do primeiro Serious Sam), podendo agora repetir a explosiva experiência mas em alta definição, com um grafismo melhorado.

Esta análise foi realizada com uma cópia cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments