JOGOS: Sackboy: A Big Adventure | Análise

19.11.20

Numa altura do ano em que os lançamentos não param e novidades são tantas, chegou até nós o novíssimo jogo Sackboy: A Big Adventure, cuja personagem principal, bem conhecida de outros títulos, é tão querida e adorada pela grande maioria dos amantes dos videojogos.

Sackboy: A Big Adventure desenvolvido pelos estúdios Sumo Digital, responsável por títulos como Team Sonic Racing e claro está LittleBigPlanet 3, e distribuído diretamente pela Sony Interactive Entertainment, é um spinoff de uma série que tantos momentos de diversão nos proporcionou no passado, LittleBigPlanet. Porém aqui seguimos as aventuras da personagem mais marcante da série, o Sackboy num jogo de plataformas totalmente em 3D ao invés do 2.5D presente nos títulos antecessores.

Sackboy: A Big Adventure funcionará como porta-estandarte do lançamento da nova consola da Sony, a PlayStation 5 e até atrevo mesmo a afirmar que a carinhosa personagem será uma mascote oficiosa da marca nipónica, título que lhe assenta bem uma vez que é uma das mais representativas da PlayStation e já merecia tal distinção. Para além da PS5 o jogo também foi disponibilizado para a versão da PlayStation 4 e é mesmo sobre essa versão que a análise incidirá.

A história em Sackboy: A Big Adventure é bastante simples e muito semelhante a tantas aventuras imaginárias neste universo de emoções que são os videojogos. Quando tudo parecia tranquilo e onde os habitantes feitos de trapos viviam alegremente no planeta Artemundo, eis que um malvado vilão, de nome Vex, interrompe a calmaria e repentinamente começa literalmente a sugar os indefesos bonecos. Sackboy, o nosso herói destemido, consegue por pouco escapar, com muita habilidade e alguma sorte à mistura, esgueira-se para um foguetão, levando com ele os planos do diabólico antagonista, que passariam por forçar os criativos amigos de Sackboy a trabalhar no seu inversor de modo a transformar a terra de pura imaginação e sonhos inocentes, numa paisagem inóspita habitada por pesadelos. Será que irá levar avante as suas cruéis ideias?

Este incrível jogo de plataformas, divide-se essencialmente em cinco mundos distintos, cada um com as suas particularidades e díspares formas de jogabilidade, onde a responsabilidade de nosso herói de tecido, passa por resolver quebra-cabeças, minijogos e muita, sim muita exploração, numa busca incessante para descobrir segredos, colecionáveis, objetos e uma espécie de esferas que servem de moeda para adquirir na loja do Zom Zom, diferentes roupas para personalizar a gosta a nossa personagem. No fim de cada mundo, enfrentaremos um adversário final, tipo boss, que só depois de vencido nos garante a passagem para a próxima etapa e consequente avanço na trama, até chegarmos ao derradeiro. Aqui os jogadores poderão atestar as demais semelhanças com a série LittleBigPlanet, quer na jogabilidade, como nos cenários envolventes, mas também outra coisa não seria de esperar, uma vez que Sackboy faz parte desse fantástico universo.

Supostamente, pelo menos na versão da PlayStation 5, irá em breve ser disponibilizado um modo multiplayer cooperativo, que permitirá que até um máximo de quatro pessoas, joguem em juntas, aumentando exponencialmente a diversão. Não consegui confirmar se a versão para a PlayStation 4, irá também usufruir desse incremento que eleva não só a qualidade em geral do jogo, como a própria longevidade, uma vez que é sempre divertido voltar a reviver emoções marcantes, com os nossos entes mais queridos, sobretudo neste tipo de jogos claramente direcionados para as famílias e os mais novos.

Num jogo deste tipo, plataformas, algo que faz muita a diferença é a jogabilidade e nesse aspeto, aliás como em todos os outros, Sackboy: A Big Adventure não deixa os seus créditos em mãos alheias. Tudo é bastante fluído e funciona de uma forma objetivamente assertiva, sendo talvez o aspeto menos positivo, algum facilitismo, porém temos que ter em mente que este título é vocacionado para jogadores pertencentes a uma faixa etária mais baixa, se bem que muitos outros, tal como eu, certamente não irão deixar de passar a oportunidade de desfrutar de mais uma grandiosa aventura.

O grafismo em Sackboy: A Big Adventure é esplendido, parecendo que tudo foi desenvolvido tendo o máximo de atenção até ao mais ínfimo detalhe, o que no seu todo se traduz numa verdadeira obra prima do ponto de vista do design. É incrível verificar o nível de gráfico que os videojogos atingiram e sobretudo o que poderão alcançar agora com as plataformas mais capazes do ponto de vista de hardware, porém a insanidade de cores vibrantes e garridas presentes nesta épica aventura, faz do título já um marco no seu segmento. Os bonecos meticulosamente tricotados, as suas roupas fielmente recriadas, os níveis das montanhas cobertas de neve, de selvas densas, de reinos subaquáticos e até mesmo colónias espaciais, só para citar apenas alguns exemplos do que o jogador pode esperar quando se aventurar nesta especial epopeia.

A sonoplastia encontra-se ao mesmo nível do grafismo e complementa perfeitamente toda a ação, sendo realmente um motor fundamental em algumas fases, marcando o devido ritmo. Uma nota que me apraz assinalar e que os jogos exclusivos da PlayStation já nos habituaram é o facto de Sackboy: A Big Adventure estar totalmente na linguagem portuguesa, quer as vozes, como nos menus e informações do jogo, sendo claramente uma mais valia sobretudo para os mais jovens.

Resumindo, Sackboy: A Big Adventure é um jogo obrigatório, quer seja na PS5 como na PS4, uma vez que confere momentos de excelente boa disposição e diversão, a solo ou acompanhados quando assim for possível. Um excelente título de plataformas, normalmente do agrado da grande maioria dos amantes dos videojogos, revelando-se estar perfeitamente polido e otimizado para qualquer consola.

Esta análise foi realizada com uma cópia cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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