JOGOS: Captain Tsubasa: Rise of New Champions | Análise

3.9.20

Desenvolvido pelos estúdios Tamsoft e publicado pela Bandai Namco Entertainment, chegou agora até nós o mais recente título baseado no anime mundialmente conhecido e idolatrado por muitos, Captain Tsubasa: Rise of New Champions.

Certamente, mesmo que não sejam fãs acérrimos da série de animação nipónica, já ouviram falar no nome Oliver Tsubasa (em japonês Tsubasa Ozora), nos longos relvados onde os jogadores demoravam eternidades para se aproximarem da baliza adversária, nos incríveis movimentos técnicos ofensivos e defensivos, nas monumentais finalizações e nas assombrosas defesas do guarda-redes contrário. Pois bem, Captain Tsubasa: Rise of New Champions é a adaptação perfeita desse conceito, transformando a série televisiva num jogo onde o temos o prazer de ser nós próprios a executar esses icónicos movimentos e participar num intenso e exigente desafio de futebol.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions não é um simulador de futebol, nem tão pouco era essa a intenção do estúdio de desenvolvimento, por isso, as comparações com os títulos mais conhecidos do universo futebolístico não podem e nem devem acontecer. Em Captain Tsubasa: Rise of New Champions o conceito é aproximar o mais possível à realidade do anime e não ao que se passa num jogo de futebol da vida real, por isso não contem com reproduções fidedignas do desporto rei em Portugal. É claramente um estilo de jogo virado para o arcade, a fazer lembrar títulos de outros tempos.

Dos diversos modos existentes destacam-se o New hero, onde criamos o nosso futebolista, personalizado a nosso gosto e ao longo do jogo e de acordo com a nossas prestações, podemos ir evoluindo as suas características, até sermos o melhor de todos e vencendo a competição. Por outro lado, existe uma espécie de campanha que acompanha os mesmos eventos da série de anime, onde todos sabemos as dificuldades que Oliver Tsubasa irá enfrentar até ao derradeiro e decisivo jogo final. Para complementar, existe ainda um modo multiplayer, onde temos a possibilidade de competir contra outros jogadores virtuais espalhados pelo mundo fora, utilizando uma equipa personalizada ao nosso jeito, na tentativa de subir de escalão, bem ao estilo dos simuladores de futebol atuais.

A jogabilidade é relativamente simples e não requer uma exigente aprendizagem, no entanto é fundamental perceber como tudo funciona, sobretudo como e quando devemos aplicar os movimentos especiais de cada atleta. Uma vez dominados os comandos, é hora de partir para a ação e esta deve ser encarada de uma forma ligeiramente diferente dos tradicionais jogos de futebol. Não pensem em grandes passes em profundidade a desmarcar os avançados, em cruzamentos apurados e nem tão pouco em finalizações com elevada capacidade técnica. Em Captain Tsubasa: Rise of New Champions o mais importante é passar a bola diretamente ao colega, para depois de percorrer um longo caminho no terreno de jogo, aplicar o remate especial vezes sem conta, até desgastar a energia guarda-redes adversário, de modo a conseguir marcar o tão ambicionado e desejado golo. E as faltas, o que dizer das faltas! Simplesmente foram omitidas, o que significa que ou conseguimos impedir o avanço do adversário com um corte poderoso ou agressivo, ou então somos ludibriados e permitimos que nos ultrapassem. De uma forma sucinta, tudo se resume a uma temporização assertiva, quer quando estamos a atacar, quer quando estamos envolvidos no plano defensivo.


Porém, avançando para o plano da longevidade, Captain Tsubasa: Rise of New Champions pode realmente tornar-se algo repetitivo, assim que concluirmos os principais modos de jogo, salvando-se o multiplayer que garante sempre mais algum tempo útil de jogo. O que ao inico pode parecer fascinante e deslumbrante, pode rapidamente caminhar para o enfadonho e aborrecido, à medida que descobrimos todos as técnicas especiais e movimentos característicos dos jogadores.

Graficamente, mais uma vez Captain Tsubasa: Rise of New Champions não pode ser comparado com os títulos de futebol mais conhecidos, uma vez que as semelhanças com a série anime são evidentes. O estilo gráfico cartoonizado é padrão e as animações, efeitos especiais e demais ações estão todas realmente bem construídas e são um autêntico regalo para os olhos do jogador. A sonoplastia complementa bem o estilo típico de uma série animada nipónica, sendo realmente um prazer escutar as expressões de Oliver Tsubasa e companhia, na sua língua materna. A contrastar, pelo menos na versão que nos foi disponibilizada, a linguagem portuguesa, nem tão pouco a variante português do Brasil, não está disponível nos menus e informações do jogo e já nem refiro a dobragem do jogo para esse idioma, sendo realmente desapontante e talvez incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados.


Em suma, Captain Tsubasa: Rise of New Champions é título especial, que de certa forma permite experienciar as vivencias de Oliver Tsubasa e companhia, agora comandando os seus destinos e ao mesmo tempo reviver uma série de animação que tanto nos marcou no passado. Porém, não é de todo um simulador de futebol e pode realmente tornar-se aborrecido, especialmente depois de concluir todos os desafios mais interessantes.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelos estúdios de desenvolvimento do jogo.

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