BIMBY®: Massas quebrada e sablé (areada) - Parte 1 de 3

31.8.20

São simples, rápidas de preparar e versáteis. Servem receitas doces ou salgados, tais como tartes abertas ou fechadas, tarteletes, bolachas ou pequenos embrulhos com formatos diferentes. Com ingredientes que normalmente temos em casa e em apenas 15 segundos, podemos ter uma massa pronta a utilizar.

Em qualquer tipo de cozinha a criatividade e a imaginação têm sempre um Iugar determinante. Uma pitada disto, um pouco menos daquilo... e vamos acertando a receita ao nosso gosto e da nossa família. No entanto, a pastelaria é uma arte que exige muito rigor, atenção redobrada ao peso e medida. Por isso, para podermos explorar bem toda a nossa criatividade, temos que conhecer bem os ingredientes principais, como podemos substituí-los, assim como as dicas certas para que o sucesso esteja garantido.

MISTURAR A MASSA - A massa quebrada e a massa sablé, também conhecida por massa areada, tal como o nome indica, são muito quebradiças e de consistência arenosas. Este aspeto deve-se ao facto de serem pouco trabalhadas, fator determinante para o seu sucesso. Caso contrário, uma massa excessivamente trabalhada, encolhe durante a cozedura e ficará dura. Nunca deverá ficar homogénea.

A MASSA QUEBRADA é geralmente, composta par farinha, manteiga ou outra gordura, água ou outro líquido, sal ou açúcar. A quantidade de gordura deve corresponder a metade do peso da farinha, e a quantidade de líquido a cerca de metade do peso da gordura. Portanto, para 200g de farinha são necessários 100g de gordura e 50g de líquido.


A MASSA SABLÉ é mais rica do que a massa quebrada, uma vez que o líquido é total ou parcialmente substituído por gemas de ovo ou ovos inteiros. Consoante a finalidade a que se destine, a quantidade de gordura utilizada pode ser maior e aproximar-se do peso da farinha. Tanto uma como outra são utilizadas em receitas doces ou salgadas, embora a massa quebrada seja mais comum em salgados e a massa sablé em doces.

COM A BIMBY® 15 SEGUNDOS E JÁ ESTÁ! - Coloque no copo os ingredientes da massa e misture apenas 15 seg/vel 6. Retire, molde uma bola, achate-a num disco e guarde no frigorifico envolvida em película aderente ate ao momento de utilizar.

DICA 1 – PARA UMA MASSA MAIS ESTALADIÇA - Substitua total ou parcialmente a manteiga por banha ou azeite. Aumente um pouco a quantidade de gordura e diminua a quantidade de líquido.

DICA 2 - Uma massa com cerca de 200 g de farinha fará uma tarte com aprox. 24 cm de diâmetro e uma massa com 300 g, uma tarte coberta ou empada com aprox. 20 cm de diâmetro.

Continua no próximo artigo.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments