A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou
ontem algumas especificações técnicas da PlayStation®5. Revelações
foram feitas pelo arquiteto principal da consola, Mark Cerny, através de uma
apresentação em vídeo.
Um SSD de velocidade ultra rápida, o sistema de entrada e saída
personalizado e integrado, a GPU personalizada com traçado de raios e áudio 3D
altamente imersivo, são algumas das principais novidades da consola da próxima
geração da Sony, que influenciará o futuro dos videojogos. “Com
estes recursos, a PlayStation®5 permitirá aos game
developers exprimir ao máximo a sua criatividade, criar vastos mundos
e inventar novas experiências nos jogos que desenvolverem”, diz Hideaki
Nishino, Senior Vice President, Platform Planning & Management na SIE.
De acordo com Mark Cerny, o SSD de velocidade ultra rápida assim como o
sistema de entrada e saída personalizado e integrado da PlayStation®5,
foram desenvolvidos com o objetivo de eliminar as barreiras nos jogos,
principalmente os tempos de carregamento. Esta velocidade aprimorada permitirá
aos game developers criarem mundos mais amplos e detalhados
sem se preocuparem com as limitações tradicionais como os tempos de
carregamento. Isto significa que os jogadores poderão contar com mais tempo de
jogo e menos tempos de espera.
A GPU personalizada da PS5 proporcionará uma resolução
ainda maior nos jogos, enquanto o traçado de raios aprimorará o seu aspeto
visual. De salientar que o traçado de raios simula os movimentos da luz no
mundo real, e como ela se reflete em diferentes superfícies. E que os jogos que
aproveitarem este recurso gerarão objetos com uma precisão e realismo muito
maiores. A água, o vidro, a refração da luz e os cabelos de uma personagem
apresentar-se-ão mais fiéis à realidade.
Para além disto, importa ainda referir que a PlayStation®5 também
fará com que os jogos transmitam uma sensação de imersão mais profunda através
do áudio 3D. A propósito, Hideaki Nishino diz: “Os gráficos são uma parte
imprescíndivel da experiência de jogo, mas acreditamentos que o áudio também é
crucial”. E acrescenta: “A nossa intenção era oferecer uma experiência áudio
atrativa para todos os utilizadores, e não apenas para quem tem um sistema de
som de alta qualidade. Por isso desenhámos e criámos um motor de áudio 3D
equipado com a potência e a eficiência necessárias para obter a melhor
renderização de áudio”.
Graças à tecnologia de áudio 3D da PlayStation®5, os sons que
os jogadores ouvirem durante os jogos oferecerão uma maior sensação de presença
e localidade, o que significa que estes serão capazes de ouvir pingos de chuva
a tocar em diferentes superfícies ao seu redor, e ainda ouvir e localizar com
precisão os inimigos que se escondem atrás deles.
Relativamente à retrocompatibilidade, Mark Cerny revelou ainda que testaram
100 dos principais jogos da PlayStation®4 e que provavelmente
todos eles irão poder ser jogados na PlayStation®5 no seu
lançamento.
Em baixo, uma lista com as principais especificações da PlayStation®5 que
foram reveladas ontem pelo arquiteto principal da consola:
CPU
· x86-64-AMD
Ryzen™ “Zen 2”
· 8
núcleos/16 threads
· Frequência
variável, até 3.5 GHz
GPU
· Motor
gráfico baseado em AMD Radeon™ RDNA 2
· Aceleração
de traçado de raios
· Frequência
variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
Memória do Sistema
· GDDR6
16GB
· 448GB/s
Bandwidth
SSD
· 825GB
· Largura
de banda de leitura de 5.5 GB/s (Raw)
PS5 Disco de Jogos
· Ultra
HD Blu-ray™, até 100 GB/disco
Saída de Vídeo
· Compatibilidade
com televisões 4K a 120 Hz, televisões 8K, VRR (especificações de HDMI
versão 2.1)
Áudio
· Tempest”
3D AudioTech
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