DESPORTO: Taça da Liga | FC Porto – Santa Clara | Rescaldo e opinião

26.9.19


O FC Porto recebeu novamente os açorianos do Santa Clara, desta vez para a 1ª jornada da Allianz Cup ou Taça da Liga e venceu por 1-0.

Sérgio Conceição apresentou diversas alterações ao onze base, lançando pela primeira vez jogadores jovens como Diogo Costa, Diogo Leite e Fábio Silva, para além de outros com poucos minutos, como Chancel Mbemba e Bruno Costa.

Os jogos da Taça da Liga, sobretudo na fase de grupos são sempre encarados pelos treinadores, como uma oportunidade para dar minutos de jogo a jogadores menos utilizados, por isso é perfeitamente normal que a qualidade de jogo não seja a melhor, quer por falta de entrosamento, quer pela falta de ritmo, entres os elementos de cada equipa. E estes 45 minutos não fugiram à regra, ritmo baixo e lento, muitos passes falhados e oportunidades apenas fruto de lances individuais. Já bem perto do final parcial, Shoya Nakajima, sempre irrequieto e dinâmico, livra-se do defesa e cruza com mestria para a área, onde aparece Diogo Leite a desviar para o fundo da baliza, abrindo o ativo e terminando da melhor forma os primeiros 45 minutos.

imagem fcporto.pt
 
Curiosamente quando se pensava que a segunda parte ia ser ainda mais entediante do que a primeira, pois a equipa da casa já estava na frente do marcador, paulatinamente o ritmo foi subindo para níveis aceitáveis. Shoya Nakajima carregava a equipa, mas era bem adjuvado por Chancel Mbemba, que jogava numa espécie de médio mais recuado, jogando prático e fácil e Romário Baró que vagueava com liberdade pelas zonas mais ofensivas. Em certas alturas chegou-se a assistir a momentos de qualidade, mas o resultado nunca mais se alterou, terminando com 1-0.

imagem fcporto.pt
 
Destaque individual para Shoya Nakajima, que foi claramente o elemento que melhor aproveitou a oportunidade, sem parar de correr e sem dar descanso aos defesas contrários, faltando-lhe ser mais consistente e regular em determinados momentos. Do lado açoriano, Guilherme Schettine fruto da sua mobilidade, causou alguns problemas aos defesas azuis e brancos.

Em suma, foi claramente melhor o resultado que a exibição, no entanto foi um jogo importante para dar minutos a jogadores com menos tempo de jogo. O futebol não para e o FC Porto volta aos jogos para a Liga NOS, no próximo domingo, onde se deslocará ao Estádio dos Arcos, para defrontar o Rio Ave.

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Como sempre, aqui estamos nós Miro Silva em sintonia com o Canal-NECTEP e seu comentador habitual Carlos Silva, para mais uma vez apreciarmos a sua análise e comentário sobre o jogo de futebol entre as equipas de FCPORTO e SANTA CLARA, a contar para a primeira jornada da Liga.
    Depois de ler os seus comentários, concordo quando escreve dizendo, que, foi melhor o resultado que a exibição e até para dar rodagem aos que menos jogam.
    Sim. foi um jogo pouco brilhante por parte da equipa Portistas. Apesar de tudo, a vitória do FCP é justa e merecida que valeram os três pontos na classificação do grupo, o que bastante bom.
    Quanto ao destaque, vai muito bem para NAKAJIMA, mas também daria aqui uma palavra de apreço para MBEMBA, que fez um bom jogo.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Sim para mim foram esses os dois jogadores que estiveram muito melhor que os restantes. Abraço

      Eliminar