FILMES: Três Cartazes à Beira da Estrada (2017) | A minha opinião

23.5.19


Depois de ver Green Book - Um Guia Para a Vida, que para mim foi um filme de referência na sétima arte, tornando a sua visualização obrigatória, estou de volta com mais um, também ele premiado com dois Óscares e ainda nomeado para outros cinco, para além de inúmeros prémios a nível mundial.

A história de Três Cartazes à Beira da Estrada situa-se sete meses após o misterioso e bárbaro assassinato da jovem filha de Mildred Hayes (Frances McDormand, de Quase Famosos ou Transformers 3), que transtornada e inconformada com o pouco empenho da policia local em tentar descobrir o responsável pelo crime hediondo, decide colocar três enormes cartazes (outdoors) à entrada da cidade de Ebbing, no estado americano do Missuri, para chamar a atenção de quem passe junto à estrada. Neles, Mildred apenas colocou frases a questionar o fraco trabalho das forças policias, manchando mesmo o nome do chefe da polícia, William Willoughby (Woody Harrelson, de Han Solo: Uma História de Star Wars ou Mestres da Ilusão 2). Essa atitude origina inúmeros desacatos, onde a polícia, nem sempre utilizando os meios mais corretos, tenta provar a falsidade das acusações e a ver-se livre dos cartazes, no entanto Mildred é persistente e determinada, e vai lutar até à exaustão para que seja feita justiça.


Realizado por Martin McDonagh (de Em Bruges ou Sete Psicopatas), para além dos atores já referidos, Três Cartazes à Beira da Estrada conta ainda com a participação de Caleb Landry Jones (X-Men: O Início ou Contrabando), Kerry Condon (Vingadores: Guerra do Infinito), Sam Rockwell (Moon – O Outro Lado da Lua ou Sete Psicopatas) e Peter Dinklage (A Guerra dos Tronos ou Vingadores: Guerra do Infinito), entre outros.

Três Cartazes à Beira da Estrada é um filme forte e intenso, que aborda aspetos sensíveis, vividos por muitos de nós no quotidiano da nossa vida. Quem já não se sentiu injustiçado, revoltado com alguma situação gravosa e a passividade ou impunidade de quem tem o poder, prevaleceu, mesmo sem razão? Obviamente que nos passa pela cabeça inúmeras coisas, umas mais conscientes do que outras, no entanto desistir não pode ser a solução. Excelentemente interpretado essencialmente pelos três atores principais (Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell), emprestando todo o seu carisma à personagem que dão vida, lentamente transformando-as ao longo da trama, de tal forma que damos por nós a pensar que isto muito bem poderia ser uma situação tremendamente real. 


Em suma, Três Cartazes à Beira da Estrada é daqueles filmes que todos deveriam ver, porque de certa forma nos revemos nas injustiças que o mundo em que habitamos, por vezes nos proporciona. Faz-nos pensar que desistir não é solução para os mais díspares problemas e se queremos mesmo ficar em paz de espírito temos que lutar contra as injustiças da vida.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments