JOGOS: LEGO Movie 2 Videogame | Análise

13.3.19


Antes mesmo de começar a análise ao jogo LEGO Movie 2 Videogame, vou recorrer ao um parágrafo já escrito por mim em apreciações anteriores em títulos com a chancela da LEGO e que continua a ser bem categorizador do que são este tipo de jogos: “Sejamos francos, a marca LEGO vende e muito, por isso não é de espantar o lançamento de novas produções (nos tempos mais recentes chegam a ser duas por cada ano), neste universo dos videojogos, que cada vez mais conquista fãs.”

Posto isto, LEGO Movie 2 Videogame chega-nos novamente pela mão da TT Games, apesar de o desenvolvimento ter sido entregue a um consórcio de nome TT Fusion e utilizando a fórmula de tanto sucesso obteve no passado, ainda que se seja claramente visível o esforço por parte do estúdio em introduzir melhorias/inovações, mas que no entanto, sabem a pouco.


O jogo surge sensivelmente na mesma altura em que o filme é lançado nos cinemas e sua história é sensivelmente similar, uma vez que acompanhamos as aventuras do operário Emmet Brickowski e seus companheiros, tendo como missão impedir que os extraterrestres invasores não conquistem o nosso amado planeta. Para tal, Emmet conta com a ajuda da sua inseparável amiga Lucy, entre outras personagens carismáticas com participações noutros títulos da LEGO, como por exemplo Batman.

Em LEGO Movie 2 Videogame, assim como na maior parte dos inúmeros jogos da LEGO, já sabemos mais ou menos com o que contar, ou seja, diversão, entusiasmo e diversos puzzles simples e ao mesmo tempo desafiantes, pois não nos podemos esquecer para que faixa etária os títulos são desenvolvidos. No entanto, algo que se destaca inicialmente é o facto de agora não existir uma linha bem segmentada e orientadora do rumo que temos que seguir, dando a liberdade ao jogador de decidir o que fazer para atingir os seus objetivos. Obviamente que é uma liberdade algo dissimulada, uma vez que neste panorama é facilmente aplicado o bem conhecido dizer popular “todos os caminhos vão dar a Roma”.


Tal como em todos os outros títulos, o jogador tem que recolher os lendários blocos multicoloridos de LEGO espalhados pelo mapa, permitindo efetuar construções precisas e meticulosas que que nos auxiliam durante o progresso do jogo. Nesse campo, para além de muitas construções que irão descobrir, destacam-se o divertido trampolim, que certamente irá fazer as delicias de todos, pois afirmo com 100% de certeza que irão utiliza-lo não só para cumprir os objetivos do jogo, mas também apenas para soltar umas sonoras gargalhadas colocando os pequenos heróis aos pinchos, fazendo lembrar um qualquer ginasta medalhado.

A jogabilidade está no mesmo patamar que os títulos antecessores, prática e descomplexada, claramente apropriada para os mais novos e onde a maior parte das missões pode ser completada com sucesso em pouco tempo. No entanto, apesar dessa visível simplicidade não significa que não são prazerosas, pois todas elas cumprem o seu propósito, a diversão. Porém, se existe algo de menos razoável a apontar é sem sombra de dúvidas a repetibilidade. Missões repetitivas, que utilizam a formula de sucesso, mas tantas vezes repetitiva no passado, não permite a sua elevação a outro patamar. No plano inverso, ou seja, pela positiva, destaco a os incríveis combates frente aos bosses, que no aspeto da grandeza são mesmo colossais, sendo proporcional à diversão.


A nível gráfico, LEGO Movie 2 Videogame, tal como os mais recentes antecessores também não apresenta invocações de assinalar, no entanto a palete de cores garridas e fortes mantêm-se e sempre com muita coisa a ocorrer em simultâneo, no entanto em determinadas situações, sobretudo no modo cooperativo, os problemas com os ângulo da camara em ecrã dividido mantêm-se, tornando-se um verdadeiro incomodo, impossibilitando de ter uma vista limpa e desimpedida, muitas vezes confusa, fazendo perder a noção do local onde nos encontramos.

Na sonoplastia apesar de estar no patamar habitual, assinalo novamente a não existência do idioma Português (já nem refiro as vozes das personagens a serem dobradas para PT) o que para mim é incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados, mostrando claramente que a TT Games ou a TT Fusion, estão claramente mais empenhadas em produzir novas aventuras em série, sem olhar aos pequenos pormenores que possibilitam o ascender a outro nível.

Resumindo, LEGO Movie 2 Videogame cumpre o objetivo para o qual foi delineado, a diversão, mas claramente sem deslumbrar. O uso repetitivo de uma fórmula que tanto sucesso obteve no passado e sem a introdução de novas mecânicas que surpreendam o jogador, pode ser um caminho demasiado perigoso de percorrer, acabando naturalmente por não agradar a todos os fãs.


  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments