Sejamos francos, a marca LEGO vende e muito, por isso não é de espantar o lançamento de novas produções (nos tempos mais recentes chegam a ser duas por cada ano), neste universo dos videojogos, que cada vez mais conquista fãs.
Depois de LEGO Marvel's Avengers, LEGO Star
Wars: The Force Awakens, LEGO Ninjago Movie Video Game, LEGO Marvel Super
Heroes 2 e LEGO The Incredibles, só para citar os mais recentes, agora
chega a vez de LEGO DC Super-Villains.
A semelhança dos seus
antecessores, a TT Games foi novamente a responsável pelo seu desenvolvimento e
mais uma vez usou a fórmula que tanto sucesso obteve no passado, mudando
essencialmente as personagens e o universo que as envolve. Aqueles que
percorreram todos os títulos da série, conseguem rapidamente aferir algumas
evoluções, no entanto, a matriz é perfeitamente a mesma. Por um lado, pode ser
encarado como sinal de êxito, (em equipa que ganha não se mexe), por outro,
sobretudo para os mais exigentes, é sinal claro de estagnação. No entanto,
temos que ser realistas, apesar da marca LEGO ter apaixonados de todas as
idades, o seu segmento enquadra-se numa faixa etária infantil e esse público
alvo, pouco se importa se existe inovação ou não, a ideia passa sempre pelo
mesmo, diversão com as suas personagens favoritas.
Pela primeira vez desde o
aparecimento dos jogos da LEGO, desta vez o jogador não assume
o papel do herói, mas sim o de vilão, tal como o próprio nome do título indica,
pelos menos numa fase inicial. A sua história, é realmente um aspeto a
salientar, porque é verdadeiramente emocionante, divertida, cativante e com
diversos volte-faces dignos de um autêntico filme de Hollywood, mas já lá
vamos.
Logo após iniciar a nossa
aventura, somos presenteados com uma novidade, a obrigatoriedade de criar a
nossa personagem LEGO, em modo vilão, que irá ter um papel predominante em toda
a trama. Se em outros títulos era possível conjugar algumas peças dos inúmeros
bonecos LEGO para termos algum diferente dos demais, desta vez o nível
de personalização é gigantesco e de certeza que agrada a todos os gostos, até
aos mais extravagantes. São realmente bastantes, desde cabelos, faces, formas,
roupas, cores, gritos de guerra, poderes especiais, armamento, entre outras,
para além de terem que o batizar com o nome de guerra que acharem conveniente.
Depois de personalizado a gosto,
nada melhor para um fora da lei do que iniciar a sua demanda, logo a fugir de
uma prisão de alta segurança e a juntar-se com outros vilões, no entanto,
subitamente tudo se altera. Os habituais Super-Heróis que predem os vilões, são
sequestrados pelo Justice Syndicate,
uma organização criminosa que pertence a outra dimensão e apenas aparecerem no
planeta Terra com um objetivo claro e concreto, roubar um item precioso que irá
proporcionar a governação do universo. Os Super-Heróis são substituídos por uns
realmente embusteiros e é aqui que surge um verdadeiro twist! Os outrora vilões, assistiram a tudo ficando incrédulos,
pelo que irão fazer tudo que estiver ao seu alcance para recuperar os
verdadeiros Super-Heróis. Confusos? É caso para afirmar, nunca foi tão bom ser
mau da fita.
Os mais assíduos dos jogos da LEGO
já sabem o que contar, uma história verdadeiramente bem escrita e organizada,
com as tiradas humoristas que já nos habituaram ao longo destes anos e um
universo rico e repleto para explorar, desta vez ligado a DC. Paralelamente ao
modo história e assim que o vão percorrendo os diferentes capítulos, vão sendo
desbloqueadas tarefas extras que aumentam a longevidade do título. Missões
secundárias, dispares corridas e ainda inúmeros colecionáveis são alguns dos
exemplos que o jogador terá ao dispor, para além do modo Free Play, que possibilita a repetição do nível utilizando
personagens diferentes.
A nível gráfico e sonoro, Lego
DC Super Villains não inova, mas mantêm os padrões em patamares elevados
sempre apresentados nos títulos da LEGO, repleto de cores vibrantes e
intensas, com muita coisa a acontecer em simultâneo. As vozes das personagens, os
efeitos sonoros e as músicas existentes, estão no ponto certo dando um toque
que qualidade ao jogo, envolvendo claramente o jogador no espirito e no
universo da DC. No entanto, dois aspetos que já me tinham desagradado nos
anteriores e mais uma vez essas situações ocorrem em Lego DC Super Villains. O
primeiro é a falta de pelo menos a legendagem em Português (já nem refiro as vozes
das personagens a serem dobradas para PT) o que para mim é incompreensível nos
tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados e o segundo é
que em determinadas situações, quando jogado em modo cooperativo, o ângulo da
camara em ecrã é dividido torna-se um verdadeiro incomodo, impossibilitando de
ter uma vista limpa e desimpedida, muitas vezes confusa, fazendo perder a noção
do local onde nos encontramos.
Em conclusão, Lego
DC Super Villains mantêm-se fiel às raízes do passado, a uma fórmula
que tanto sucesso obteve no passado, mudando essencialmente as personagens e o
universo que as envolve. O risco da não inovação e melhoramento, pode ser
encarado por alguns como um sinal claro de estagnação, no entanto, a história presente
foi muito bem pensada, cativando o jogador até ao fim, mesmo que a jogabilidade
seja mais do mesmo.
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