DESPORTO: Liga dos Campeões | Schalke 04 - FC Porto | Rescaldo e opinião

19.9.18


O FC Porto estreou-se na prova milionária, Liga dos Campeões, com um empate, frente ao Schalke 04, num jogo disputado na Veltins-Arena em Gelsenkirchen.

Sérgio Conceição, decidiu apostar no onze muito semelhante ao que vêm apresentando para a Liga NOS, onde as notas de maior destaque foram a inclusão de Éder Militão, no eixo defensivo e Danilo, relegando o até aqui titularíssimo Sérgio Oliveira para o banco de suplentes.

Os primeiros 45 minutos foram demasiado pobres para uma partida da Liga dos Campeões, onde nenhuma equipa demonstrou qualidade, intensidade, pressão, capacidade de passe, aliás a percentagem de passes errados de ambas as equipas foi altíssima, o que atesta a forma como o jogo se desenrolou. Ainda assim, Alex Telles teve uma oportunidade soberana para abrir o ativo, logo aos 13 minutos, mas falhou uma grande penalidade, assinalada pelo árbitro depois de Naldo cortar uma bola com a mão dentro da grande área. Esse falhanço teve o condão de acordar sobretudo o público, que foi empurrando a equipa alemã, no entanto o Schalke 04 vive claramente dias complicados e pouco ou nada importunou Iker Casillas.

imagem fcporto.pt
 
Para a segunda metade, esperava-se um FC Porto mais afoito, uma vez que se percebia claramente que este Schalke 04 estava ao alcance dos portistas e nada melhor que vencer fora na jornada inaugural da prova, dando um grande passo para o apuramento para a fase seguinte. Pedia-se sobretudo velocidade e assertividade no passe, mas apesar de alguns razoáveis lances nos minutos inicias, o marasmo tomou novamente conta da partida. Sensivelmente a meio dos segundos 45 minutos, os alemães, sempre mais com o coração, mas com pouco discernimento, foram de ressalto em ressalto, até que a bola sobra para Weston McKennie que assiste Breel Embolo que com um remate que teve tanto de enrolado como de colocado, abre o ativo. Pouco ou nada fizeram para merecer este golo, mas o que é certo é que o marcaram e cabia agora aos azuis e brancos responder. Cerca de 10 minutos depois do golo sofrido, Moussa Marega rapidíssimo, ganha a bola a dois adversários e sofre um ligeiro toque no pé direito, caindo dentro da área. Nova grande penalidade assinalada e desta feita convertida por Otávio. Até final, ligeira subida dos alemães e alguma intranquilidade defensiva portista, mas o empate manteve-se.

imagem fcporto.pt
 
Destaque individual para Éder Militão, que aos 20 anos se estreou na prova e provou estar à altura do desafio. Tem todas as condições para pegar de estaca na defesa azul e branca, formando com Felipe uma dupla de sucesso. De salientar o seu contributo nos lances de bola parada ofensivos. Do lado do Schalke 04, destaque para Daniel Caligiuri que foi dos poucos que deu tudo em campo, anulando por completo Yacine Brahimi e ainda demonstrou capacidade para apoiar o ataque.

Em suma, um empate fora nesta competição é sempre agradável, mas soube a pouco, sobretudo porque é claro que o FC Porto tem maior capacidade e qualidade que esta equipa alemã, no entanto, precisa de ser mais assertivo e enérgico em futuros confrontos. O futebol não para e os portistas têm já um jogo complicado, sábado pelas 21h00 no Estádio do Bonfim, para defrontar o Vitória de Setúbal, num jogo a contar para a Liga NOS.


  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Como diz Carlos Silva-NECTEP na sua apreciação ao jogo de futebol da Liga dos Campeões, entre SCHALKE 04-FCPORTO. Foi um jogo pobre que as duas equipas tiveram pouco futebol, embora a equipa Potista tivessem algumas boas jogadas de grande envolvimento mas, não chegou para a Vitória que era o principal objectivo.Dizendo ainda que empate fora nesta competição é agradável, mas soube a pouco.
    Concordo completamente com tudo.
    Mas,temos de ser mais assertivas e com maior velocidade de ataques ao adversário.
    Saudações desportivas e até à próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Realmente soube a pouco, mas um ponto nesta competição em casa do adversário é sempre positivo. Abraço

      Eliminar