JOGOS: The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone | Análise

16.11.23

Outro título que tivemos a oportunidade de jogar foi o The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone, na sua versão para a consola Nintendo Swtch.

Desenvolvido pela OSome Studio e publicado mundialmente pela Microids, The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone é um jogo direcionado para o público mais jovem, porém os simpáticos seres de cor azul agradam a todas as idades, no entanto, resta saber se os desenvolvedores conseguiram criar uma experiência que agrade tantos aos jovens como aos mais experientes.

The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone é a sequela direta de The Smurfs: Mission Vileaf, sendo que desta vez a história é um pouco diferente do habitual no universo dos Smurfs. O Handy Smurf criou uma invenção completamente vanguardista, o SmurfoMix, porém para ficar totalmente operacional falta-lhe um pequeno item, a Green Stone, que como não poderia deixar de ser, encontra-se na posse do eterno arqui-inimigo Gargamel. O pequeno estrunfe reúne uma equipa para partirem numa missão arriscada ao laboratório de Gargamel, de modo a resgatarem a Green Stone, porém, um percalço origina o despedaçamento da pedra, espalhando diversos fragmentos pela Cursed Land. Graças a essa situação, um novo inimigo denominado Stolas também é libertado e ele apenas tem um objetivo, espalhar o terror pelo pacato reino dos Smurfs. Na tentativa de recuperar a calmaria no reino, a equipa de Smurfs irá contar com a ajuda de um improvável aliado, o próprio Gargamel!

...a equipa de Smurfs irá contar com a ajuda de um improvável aliado, o próprio Gargamel!

The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone é um jogo de plataformas 3D, num mundo (quase) aberto, ou melhor, penso que os produtos tentaram desenvolver algo semelhante a um cenário aberto e de livre exploração, mas a meio do caminho, optaram por determinadas limitações. Se no seu antecessor, basicamente o jogador percorria os caminhos da Smurf Village, neste título, a aldeia foi modificada para uma estrutura de níveis, mas onde é essencialmente utilizado portais de teletransporte para nos deslocarmos de nível em nível. No que concerne à jogabilidade em si, tudo bastante simples e mais uma vez similar ao seu predecessor, mudando circunstanciais aspetos, como por exemplo, ao invés de aspirar sujidade mágica e cortar plantas carnívoras, agora temos que recolher cristais e pedras preciosas, utilizando as mesmas mecânicas. Ainda assim, existem sempre muitas atividades para realizar, desde encontrar flores especiais escondidas, portais de desafios e arenas de combate, tudo para termos acesso a valiosos recursos que nos auxiliam na demanda.

The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone é um jogo de plataformas 3D, num mundo (quase) aberto...

Por outro lado, a nossa principal arma, a Smurfomix tem vários melhoramentos (upgrades) possíveis, que só podem ser conquistados se resolvermos determinadas partes do jogo, normalmente através da resolução de pequenos quebra-cabeças, desafios e objetivos facilmente conquistáveis. As mecânicas de combate, tal como os restantes constituintes do jogo, são pouco complexos, sendo obvia essa razão pois estamos perante um título com uma classificação etária PEGI 7, ainda assim, em vários momentos, temos que estar com atenção redobrada pois inimigos não vão faltar e de vários estilos distintos, desde saltitantes, voadores, pesados, entre outros. Resta-me referir que cada Smurf possui um Signature Move, uma espécie de poder especial bem específico e visualmente divertido, que devidamente carregado, pode ter efeitos devastadores em pleno combate.

Infelizmente, The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone peca um pouco pela falta de originalidade e repleto de mecânicas já vistas em outros títulos semelhantes, não só do universo dos estrunfes azuis, mas também de outros jogos da mesma categoria. O jogador tem que correr por entre obstáculos, saltar sobre abismos, evitar perigos e atingir inimigos, pelo que as inovações introduzidas não são suficientes para elevar o jogo um patamar de alto nível, mantendo-o a meio dessa tabela. No entanto, para os fãs mais acérrimos de tudo o que é Smurf e sobretudo para aqueles que já gostaram da versão anterior, certamente que vão ficar agradados com aquilo que este novo título tem a oferecer.

...a nossa principal arma, a Smurfomix tem vários melhoramentos (upgrades) possíveis, que só podem ser conquistados se resolvermos determinadas partes do jogo...

A nível gráfico The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone apenas cumpriu o expetável, ainda assim é bastante razoável, representando de uma forma assertiva o universo tremendamente colorido e vibrante dos Smurfs. O design dos cenários e a modelagem das personagens são bastantes interessantes, assentes naquele estilo muito próprios dos desenhos animados. Um pequeno detalhe, a versão que tive oportunidade de utilizar e que serviu de base para este artigo de opinião, foi a de Nintendo Switch, pelo que nas plataformas mais robustas, o nível gráfico certamente será de melhor qualidade. Pelo seu turno, a componente sonora deixou ainda mais a desejar, talvez pela questão da repetibilidade do dialeto muito particular dos próprios Smurfs, que depois de o ouvir por inúmeras ocasiões torna-se enfadonho.

A nível gráfico The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone apenas cumpriu o expetável, ainda assim é bastante razoável...

Em suma, The Smurfs 2 - The Prisoner of the Green Stone é uma aventura essencialmente para os elementos mais jovens, alicerçada em mecânicas tradicionais e dá seguimento ao seu antecessor. Os amantes deste universo maravilhoso dos Smurfs certamente irão gostar, os outros poderão ser afastados devido à falta de originalidade e alguma repetibilidade.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments