JOGOS: Asterix & Obelix Slap them All! 2 | Análise

23.11.23

O mais recente título que recebemos para efetuar um artigo de opinião foi o Asterix & Obelix: Slap them All! 2, na versão para a PlayStation 5, um jogo divertido e alegre, onde temos que, essencialmente, esbofetear os habituais romanos!

Desenvolvido pelos Mr Nutz Studio e publicado mundialmente pela Microids, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 é um tradicional Beat’em Up 2D, side-scrolling horizontal, uma sequela direta do primeiro título lançado no passado ano de 2021, pretendendo ser uma incrível homenagem às tradicionais bandas desenhadas, sendo inclusive supervisionado pelas equipas de Les Editions Albert René para garantir o respeito pela essência de saga.

Quem nunca ouviu falar de Asterix & Obelix? Seguramente que apenas uma ínfima parte, pois o universo dos gauleses mais famosos do mundo é tremendamente vasto. Desde livros e bandas desenhadas, desenhos animados, filmes e séries, merchandise, entre vários outros, fazem de Asterix & Obelix muito mais do que apenas algo colecionável para os (atualmente) apelidados de geeks.

Centrando atenções propriamente em Asterix & Obelix: Slap them All! 2, a história incide sobre a súbita quebra da calmaria na aldeia onde habitam os gauleses, Asterix & Obelix. Para seu espanto e de todos os restantes aldeões, Justforkix regressa abalado e transtornado, procurando ajuda a todo o custo, pois o seu pai, Doublehelix foi encarcerado injustamente, devido a um crime que não cometeu. Supostamente, um objeto de ouro muito valioso, a The Lutetia Eagle desapareceu e o gaulês inocente foi de imediato detido. Asterix & Obelix visivelmente consternados, partem em direção a Lutèce de modo a investigar o sucedido e apurar responsabilidades, mas no caminho são confrontados pelos inevitáveis romanos e outros mercenários, tendo só uma solução, esbofeteá-los á grande e à francesa!

Asterix & Obelix: Slap them All! 2, a história incide sobre a súbita quebra da calmaria na aldeia onde habitam os gauleses, Asterix & Obelix

Em termos de jogabilidade, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 não é muito díspar do amiúde neste género de jogo, ou seja, movimentação tradicional e botões de ataque leve e forte, devendo ser combinados de modo a criar os devastadores combos. Existe também a possibilidade de agarrar o adversário e atirá-lo vigorosamente para outro local do cenário. Por fim, existe também um ataque especial para cada uma das personagens controláveis, especialmente útil para situações de gameplay onde existe um grande aglomerado de inimigos. Em comparação ao seu antecessor, os nossos heróis podem ativar o seu modo Fúria, aumentando a sua força, para além conseguirem destruir alguns elementos do ambiente para criar o caos, bem como atirar barris e menires aos adversários durante o combate.

Porém, a questão a repetibilidade começa desde cedo a revelar-se como um entrave, pois ao longo da demanda não são introduzidos quaisquer mecanismos inovadores ou apelativos, mantendo os mesmos do início ao fim. Não existem bonificações suficientemente tentadoras para prender a atenção do jogador, como por exemplo desbloquear novos movimentos e ações, novos poderes especiais, percursos alternativos ou até mesmo uma simples tabela de pontos! É exatamente o mesmo do princípio até ao final. Por outro lado, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 é demasiado curto, sendo apenas necessário um bom para de horas para terminar os episódios, restando pouco mais para descobrir. É claro que se optarmos pelo modo cooperativo local, a diversão aumenta exponencialmente, pois certos aspetos são remetidos para um plano secundário, dando primazia à boa disposição entre os dois jogadores.

Em termos de jogabilidade, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 não é muito díspar do amiúde neste género de jogo...

A nível gráfico, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 realmente marca pontos, uma vez que a sua direção de arte é de assinalar. O estúdio de desenvolvimento optou por criar as personagens, os cenários e as até as animações "à mão", mantendo em absoluto o estilo de animação 2D das maravilhosas ilustrações das bandas desenhadas de Astérix e Obélix. Apesar de não inovar praticamente nada em relação ao seu antecessor, onde claramente foi buscar inspiração, o estilo visual é caprichado e aprimorado, por vezes dando mesmo a sensação de estarmos dentro de um livro de banda desenhada. Contudo, algo que me desagradou foi a pouca variedade de inimigos ou chefes, sendo quase sempre os mesmo ao longo da aventura. Por outro lado, a ausência do idioma português, quer nos menus do jogo, quer durante a cutscenes, é mais um motivo a lamentar profundamente.

A nível gráfico, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 realmente marca pontos, uma vez que a sua direção de arte é de assinalar.

Em suma, Asterix & Obelix: Slap them All! 2 não revoluciona, nem tão pouco refresca o género Beat’em Up com algumas inovações, limitando-se a dar seguimento a seu antecessor. Ainda assim, é uma aventura divertida, assente num grafismo deslumbrante e cheio de carisma, tornando-se especialmente divertida quando jogado no modo cooperativo.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments