No seguimento dos projetos relacionados com o Football Manager desta vez dou início a mais um projeto, desta vez sobre a participação de todas as seleções presentes no Mundial 2022.
O objetivo passa por realizar a fase final do Mundial 2022, comandando os destinos de cada seleção, utilizando os 26 eleitos por cada selecionador. No final de cada participação, verificamos quem foi o mais sucedido, ou seja, comparamos o que foi feito na vida real pelo selecionador, com o trabalho realizado por Carlos Silva.
MUNDIAL 2022 - CATAR
A táctica escolhida foi o meu habitual 4-5-1, com os alas a apoiar, um trio de meio-campo composto por um construtor de jogo recuado a apoiar, um médio centro e um mezzala, ambos a atacar. Na frente, dois avançados interiores nas alas a atacar e um ponta de lança também a atacar.
No primeiro jogo, frente aos Países Baixos, derrota por 2-1, num jogo equilibrado, com ligeiro ascendente do adversário, que conseguiram marcar o golo da vitória já bem perto do fim. Prestação bem razoável no jogo de estreia no Catar 2022, mas que não permitiu conquistar qualquer ponto.
Na segunda partida, contra o Senegal, mais uma boa prestação, sendo claramente superiores ao adversário e conseguindo inclusive a vitória por 1-2, com golos de Pedro Miguel e Abdulaziz Hatem, entrando na corrida pelo apuramento para a fase seguinte.
No terceiro e último jogo, frente ao Ecuador, uma partida bem disputada e com muito equilíbrio, porém a expulsão de Hincapié permitiu-nos ter algum ascendente na parte final. Ainda assim, Afif falhou a cobrança de uma grande penalidade, no entanto conseguimos a vitória por 2-0 com golos de Ahmed Alaaeldin e Muntari. Porém, todo o esforço foi em vão, uma vez que apesar da igualdade pontual na classificação, a nossa seleção ficou em 3º lugar.
MUNDIAL 2022 – CATAR – COMPARAÇÃO E BALANÇO
Se comparamos com o trabalho de Félix Sánchez na vida real e apesar de ambos não termos conseguido passar da fase de grupos, no meu caso conseguimos duas vitórias e seis pontos e só uma conjugação de resultados, impediu que o apuramento.
Em jeito de balanço, Abdulaziz Hatem foi o jogador que mais se destacou, sendo o mais regular, terminando a prova com dois golos e uma assistência em 3 jogos. Pela negativa, saliento Akram Afif talvez o jogador mais famoso do Catar, porém não foi capaz de provar a sua qualidade na aprova.
![]() |
Abdulaziz Hatem foi o jogador que mais se destacou, sendo o mais regular, terminando a prova com dois golos e uma assistência em 3 jogos |
Sinceramente, face à qualidade do plantel, pensava que iria ser difícil o apuramento para os oitavos de final, o que se veio a verificar, ainda assim, as duas vitórias permitiram sonhar.
O Mundial 2022 acabaria por ser vencido pela Argentina, batendo a surpreendente Sérvia por 2-1 na final.
Félix Sánchez – Eliminado na fase de grupos |
Carlos Silva - Eliminado na fase de grupos |
0 comments