JOGOS: Dredge | Análise

21.4.23

Recebemos muito recentemente um novo jogo, na sua versão da Nintendo Switch, de nome Dredge, um curioso título indie, desenvolvido pelos estúdios Black Salt Games sediados na Nova Zelândia e publicado mundialmente pela Team17.

Do género aventura/horror, Dredge propõe uma premissa invulgar, onde o jogador assume o papel de um pescador, que recorrendo ao seu barco, percorre um mundo aberto à volta de um grande arquipélago, deparando-se de quando em vez com criaturas Lovecraftianas, uma espécie de horror que privilegia o terror mais estranho e ficcional ao invés de recorrer a elementos que causem o choque, como por exemplo, sangue.

Do género aventura/horror, Dredge propõe uma premissa invulgar, onde o jogador assume o papel de um pescador, que recorrendo ao seu barco, percorre um mundo aberto

A história de Dredge incide sobre a vida de um comum pescador, que decide tentar a sua sorte na cidade costeira de Greater Marrow, situada num longínquo arquipélago. Depois de aceitar uma oferta de emprego trivial para a sua profissão, rapidamente começa a perceber que estranhos fenómenos ocorrem, especialmente durante a noite. Navios fantasmas, nevoeiros sinistros, rochedos que aparecem do nada e como não poderia deixar de ser, monstros marinhos, são algumas das situações macabras que acontecem durante o período notívago. Para além disso, durante o dia, o solitário pescador encontra e recolhe do mar, invulgares garrafas que contêm páginas de um diário, que pertencem a uma mulher conhecida apenas por J e que é recém-casada. Juntando algumas páginas, celeremente percebemos que ela testemunhou a recolha de um caixão do fundo mar, que despoletou algo de sobrenatural no vasto oceano. Posteriormente, o pescador encontra outra personagem, denominada apenas por The Collector, que vive numa mansão isolada numa pequena ilha. Ele pede ao pescador que explore as díspares ilhas do arquipélago em busca de antigas ruínas e relíquias, que podem ou não resolver o mistério que paira sobre Greater Marrow.

A jogabilidade é bastante simples e descomplexada, baseada num estilo relaxado e muito calmo, isto no espaço temporal onde o sol brilha, pois quando escurece, as coisas ficam bem mais tensas! Todas as mecânicas são acessíveis, desde a movimentação da embarcação, como o sistema de pesca e até o sistema de alojar a carga no porão.

Todas as mecânicas são acessíveis, desde a movimentação da embarcação, como o sistema de pesca e até o sistema de alojar a carga no porão

Dredge possuí um ciclo dia-noite, sendo que durante o dia, apenas percorremos o mar circundante à ilha, em busca de uma enorme variedade de pescado, uns mais comuns, outros mais dissemelhantes e outras curiosidades relacionadas com o oceano. Quando o porão estiver cheio, temos que regressar à doca ou lota, para vender o espólio e ao mesmo tempo aprender alguns costumes e histórias dos habitantes de cada ilha. Pelo meio podemos e devemos utilizar os ganhos para reforçar a nossa embarcação, optando por motores mais rápidos, porões mais vastos e com maior capacidade, entre outras possibilidades. No entanto, devemos estar muito atentos ao tempo, pois neste caso a noite não é boa conselheira e não queremos (ou talvez até queremos!) ficar no alto mar nos períodos noturnos, onde os perigos estão ao virar da esquina.

Se o jogador optar por ficar no alto mar durante a noite, um medidor de pânico começa a subir, e se atingir os níveis mais altos, originam alucinações que mudam a realidade ao redor do barco. E é exatamente nesse ponto que começam os verdadeiros perigos, porém, por uma questão de não estragar a experiência a quem for jogar, prefiro parar por aqui, salientando apenas que devem ter cuidado, muito cuidado.

Dredge possuí um ciclo dia-noite, sendo que durante o dia, apenas percorremos o mar circundante à ilha, em busca de uma enorme variedade de pescado, uns mais comuns, outros mais dissemelhantes

Dredge é um título cuja a essência é mantida através de ciclos e por essa razão, a repetibilidade pode realmente ser um pouco problemática. As missões não são muito díspares, mantendo uma estrutura semelhante entre elas, variando apenas as localizações, os tipos de peixes, recursos recolhidos e dos horários dos dias. Para se ter uma ideia geral, podemos ter um grupo de golfinhos a nadar ao lado do nosso barco, como no minuto seguinte, subitamente aparece um megalodonte gigante, á procura de seu próximo lanche. Obviamente que os peixes e recursos mais valiosos, apenas se encontram no período noturno, contundo, a pesca nessa altura do dia não é fácil, evidentemente pelos riscos que já mencionei acima.

Dredge possui um estilo de arte muito próprio, que a mim, particularmente, agrada-me de sobremaneira. Assente numa palete de cores não muito garridas, nem muito misantropas, mas sim na dose certa, transmitindo as respetivas sensações, ou seja, de dia onde impera a relativa calmaria e tranquilidade, e à noite, um ambiente mais intenso e sombrio. No geral, um trabalho de design bastante competente, assertivo e recheado de carisma. Um dos melhores elogios que podem ser feito à direção de arte é que o estúdio de desenvolvimento conseguiu efetivamente criar um cenário apetecível e assustador ao mesmo tempo.

Obviamente que os peixes e recursos mais valiosos, apenas se encontram no período noturno, contundo, a pesca noturna não é fácil, evidentemente pelos riscos

O mesmo pode ser escrito da sonoplastia, uma vez que cumpre os seus intentos, porém sem grande espaço para deslumbramentos. Aliás, as personagens não emitem qualquer tipo de ruído, com exceção de algumas gargalhadas durante os períodos de interação. A banda sonora é muito suave e calma, propositadamente para usufruirmos do tranquilizante som das ondas do mar ao embaterem na nossa embarcação durante as viagens, porém muda de figurino durante o período noturno, ficando mais intensa e pesada. Os efeitos sonoros, no geral estão bastante razoáveis, desde os ruídos dos motores do barco até ao simples puxar da corda das canas de pesca. Uma palavra especial para a presença do idioma Português, ainda que na sua versão do brasil, porém é sempre uma nota de destaque.

Resumindo, Dredge revelou-se uma experiência diferente do habitual, com um equilíbrio perfeito entre uma exploração tranquila e descontraída, salpicada com momentos tensos e vibrantes. A forma como o terror vai sendo construído ao longo da trama é um aspeto determinante para o sucesso deste título.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments