No seguimento do artigo Aproveite bem as 3 refeições do dia, hoje estou de volta com a segunda e última parte.
PEQUENO-ALMOÇO – Em Inglês breakfast. Break-fast, significa “quebrar o jejum”. E é exatamente essa a função do pequeno-almoço: quebrar o jejum noturno e dar ao nosso corpo os nutrientes necessários para enfrentar o dia que se segue. O pequeno-almoço é essencial em todas as idades e não faltam estudos a demonstrar que as crianças que tomam o pequeno-almoço têm melhor rendimento na escola comparativamente com as crianças que não fazem a refeição. Mais, quem toma o pequeno-almoço faz escolhas alimentares mais acertadas ao longo do dia e tem melhor controlo sobre a fome emocional.
O ALMOÇO E O JANTAR – O almoço e o jantar são as refeições em que apostamos mais nos alimentos ricos em proteína (a carne, o peixe, os ovos) e nos vegetais (tanto como acompanhamento ou na forma de sopa). O ALMOÇO tem como principal função fornecer-nos a energia suficiente para nos mantermos ativos até o dia terminar O JANTAR para muitas pessoas é a última refeição antes de dormir e deverá conter os nutrientes necessários para que o nosso corpo recupere durante a noite.
REFEIÇÕES INTERMÉDIAS – Seja a meio da manhã ou da tarde, estas refeições são muito importantes para quem sofre de acessos de fome em alturas-chave do dia. Permitem manter a glicemia equilibrada até à refeição seguinte, ajudando a que nessas refeições se façam escolhas alimentares mais conscientes.
TIGELAS PODEROSAS – Uma boa estratégia para colocar em prática todas estas indicações poderá passar pela execução das “tigelas poderosas”. Com opções para pequeno-almoço e refeições principais, estas tigelas poderosas são excelentes alternativas para as refeições. O pequeno-almoço com compota de morangos e chia, riquíssimo em antioxidantes e fibra, garante que começamos o dia com os níveis de energia em alta e que nos deixará saciados até à refeição seguinte. O Caldo de frango e legumes, a Tigela Benedict e o Caldo de pato com noodles e nabiças associam a proteína de alto valor biológico aos hidratos de carbono complexos e fitoquímicos dos vegetais, constituindo autênticas taças de saúde.
TIGELA BENEDICT
INGREDIENTES:
Legumes
35 g azeite, mais q.b. p/ pincelar
3 dentes de alho
6 fatias de pão
150 g bacon em cubos
300 g batata-doce cortada em cubos
300 g couves-de-bruxelas cortadas em metades
½ colher chá de sal
1 pitada de pimenta
1600 g água
50 g vinagre
6 ovos
Molho holandês
4 gemas de ovo
50 g água
130 g manteiga
½ c. chá de sal
1 pitada de pimenta
½ limão, só o sumo
PREPARAÇÃO
1-Pré-aqueça o forno a 200°C;
2- Pincele com azeite e esfregue com 1 dente de alho as fatias de pão e leve ao forno a 200°C cerca de 12 minutos ou até torrar.
3-Coloque no copo o azeite e os 2 dentes de alho, pique 3 seg/vel 8 e refogue 3 min/120°C /vel 1
4-Adicione o bacon e refogue 3 min/120°C /vel colher
5-Adicione a batata-doce, as couves de bruxelas, o sal, a pimenta e 100 g de água e cozinhe 10 min/120°C /inversa/vel colher. Retire e distribua por 6 taças. Mantenha quente.
6-Coloque no copo 1500 g de água, o vinagre e o cesto pincelado com azeite e aqueça 12 min/120°C /vel 1
7-Deite 3 ovos um a um através do bocal da tampa e escalfe 2 min/120°C /vel 1. Retire o cesto com a ajuda da espátula e mantenha a água no copo. Deixe escorrer os ovos sobre uma folha de papel absorvente.
8-Coloque no copo o cesto pincelado com azeite e aqueça 3 min/120°C /vel 1
9- Deite 3 ovos um a um através do bocal da tampa e escalfe 2 min/120°C /vel 1. Retire o cesto com a ajuda da espátula e mantenha a água no copo. Deixe escorrer os ovos sobre uma folha de papel absorvente.
Molho holandês
10-No copo limpo coloque as gemas, a água, a manteiga, o sal, a pimenta e o sumo de limão e programe 4 min/70°C /vel 4. Sirva os legumes com os ovos escalfados, cubra com uma colher de molho holandês e acompanhe com pão torrado.
Fonte: revista BIMBY® janeiro 2017
0 comments