BIMBY®: Sumos de fruta – Uma das grandes vantagens da Bimby – Parte 2 de 3

5.9.19


No seguimento do artigo de dicas e sugestões publicado anteriormente, BIMBY®: Sumos de fruta – Uma das grandes vantagens da Bimby – Parte 1 de 3, hoje trago a segunda parte do artigo sobre Sumos de fruta.

5 BOAS RAZÕES PARA CONSUMIR SUMOS DE FRUTA
1 – Fornecem micronutrientes indispensáveis, como minerais, vitaminas e antioxidantes, que o organismo assimila mais facilmente quando incorporados na forma líquida;

2 – Os nutrientes da fruta estão também presentes nos sumos preparados com a polpa, o que traz benefícios a crianças que comem mal a fruta ou a pessoas idosas a quem falta o apetite ou com dificuldades em mastigar;

3 – São uma boa ideia para desportistas que precisam de um aporte maior de vitaminas e minerais e têm maiores necessidade energéticas;

4 – Quando são preparados a partir de fruta completa, como é o caso dos sumos feitos na BIMBY®, fornecem fibras que, apesar de praticamente não serem absorvidas, favorecem o funcionamento intestinal e contribuem para uma menor absorção de gorduras. Dão, por isso, um contributo indireto à prevenção de doenças cardiovasculares;


5 – São remineralizantes e hidratantes – As recomendações do consumo de água vão para 8 a 10 copos por dia. Mas essa água pode vir de chás ou tisanas, do café, do leite, das sopas e dos alimentos ricos em água, como verduras e frutas. 



5 PERGUNTAS COM RESPOSTA

1 – Sumos de fruta às refeições – Sim ou Não?
Beber sumos de fruto às refeições não será a opção mais correta. São geralmente, muito doces, e, por isso, não matam a sede. Podem ainda tirar o apetite de outros alimentos indispensáveis. É preferível bebê-los noutras ocasiões.

2 – Sumo de laranja ao pequeno-almoço – Sim ou Não?
Sim, desde que se consumam os outros alimentos que são prioritários na primeira refeição do dia. O pequeno-almoço deve incluir:
- Um produto à base de cereais, como pão, tostas, cereais de pequeno-almoço, muesli, para fornecer energia:
- Bebida (chá, café, leite) para reidratar;
Neste contexto, a fruta ou em sumo, é um extra que se recomenda pelas vitaminas que fornece, mas, em caso algum, deverá substituir os outros alimentos. De qualquer modo, o que se come ao pequeno-almoço dificilmente engorda, pois a energia vai gastar-se ao longo do dia.

3 – Sumos em vez de fruta ao natural – Sim ou Não?
Em termos de valor energético e vitamina C, são equivalentes no sumo consumido após a preparação ou na fruta ao natural, ainda que os teores de betacaroteno, precursor da vitamina A, possam baixar nos sumos. O problema pode ser a perda de fibras, tão importantes para o bom funcionamento dos intestinos. Por outro lado, o sumo, sendo liquido, não sacia com a fruta, pois o cérebro “interpreta” de forma diferente os alimentos sólidos e os líquidos no que respeita à sensação da saciedade.

4 – Sumos feitos na BIMBY® - Sim ou Não?
A BIMBY®, ao contrário das centrifugadoras, que rejeitam as fibras, aproveita todos os nutrientes incluindo as fibras, um nutriente de grande interesse. Ao triturar a fruta inteira, não tem inconvenientes pois aproveita o alimento na sua totalidade.

5 – Dietas de emagrecimento à base de sumo – Sim ou Não?
Não. Os sumos podem integrar uma dieta para perder peso, mas nunca como único alimento. Os sumos não fornecem proteínas, gorduras e hidratos de carbono, nutrientes indispensáveis. Uma dieta à base de sumos de fruta, quer se trate de ananás, kiwi ou outra espécie qualquer, pode conduzir a um estado de subnutrição, causando fadiga, irritabilidade e falta de rendimento.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments