DESPORTO: Apuramento Euro 2020 – Fase de Grupos| Portugal - Ucrânia | Rescaldo e opinião

25.3.19


A seleção Portuguesa iniciou a fase de Apuramento para o Europeu 2020 com um empate caseiro frente à sua congénere Ucrânia.

Fernando Santos apresentou talvez o onze mais forte atualmente, fazendo regressar Cristiano Ronaldo que, relembre-se, não jogava pela seleção desde o último Mundial na Rússia.

Tal como seria de esperar o domínio e controlo da partida pertencia a Portugal, que se apresentou sempre muito pressionante e autoritário, no entanto as pretensões lusas esbarraram sempre na bem organizada e competente defesa ucraniana e no seu guarda-redes. A superioridade era clara e evidente, mas as intenções portuguesas nunca passavam disso mesmo, ou seja, em termos práticos e apesar de tanto domínio, os golos não apareciam. Aliás, um golo acabou por acontecer, através de um cabeceamento de William Carvalho, mas prontamente invalidado pelo árbitro da partida. O tempo foi escoando e o nulo foi o resultado parcial.

imagem fpf.pt
 
Para a segunda metade, Portugal sabia que tinha que ser muito melhor no plano da finalização se queria vencer o encontro, pelo que os avançados tinham que ser mais assertivos na hora de finalizar. Os últimos 45 minutos começaram tal como acabaram os primeiros, sempre com a seleção lusa a dominar, mas sem concretizar. Fernando Santos lança Rafa Silva para o lugar de Rúben Neves, para dar mais velocidade ao ataque, mas também ele não produziu os efeitos desejados. Nos minutos finais, já mais com o coração do que com a cabeça, e também já com Dyego Sousa em campo, Portugal tentou um jogo mais direto e vertical, mas o resultado foi sempre o mesmo. Curiosamente, já mesmo bem perto do final, a Ucrânia teve a sua melhor oportunidade, mas um enorme corte de Rúben Dias quando Júnior Moraes se preparava para rematar para o fundo da baliza, impediu que o resultado fosse ainda mais amargo.

imagem fpf.pt
 
Destaque individual para Pepe, apesar de defesa, a sua entrega e determinação contagiam os colegas, nunca dando um lance por vencido. Do lado ucraniano, Andriy Pyatov defendeu tudo o que havia para defender.

Resultado amargo e estes pontos perdidos terão que ser recuperados na deslocação à Ucrânia. A seleção volta aos jogos esta segunda-feira, defrontando novamente no Estádio da Luz, a seleção da Sérvia para a 2ª jornada da fase de Apuramento para o Europeu 2020.

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Foi um resultado bastante amargo para as cores de Portugal. Coforme comenta Carlos Silva-NECTEP.
    A equipa Portuguesa controlou o jogo durante o tempo todo. Mas, os golos não apareciam o que foi muito lamentável. Estes pontos perdidos em casa, poderão ou fazer falta no desenrolar destes jogos de preparação.
    Vamos aguardar com confiança. Pois daqui a pouco teremos o segundo jogo de Portugal, que concerteza vamos vai-nos dar uma alegria.
    Saudações desportivas e até à próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Um jogo razoável onde pecou apenas a finalização. Abraço

      Eliminar