BIMBY®: EMPADÃO DE ATUM | Opinião e avaliação

28.6.17



Normalmente o empadão é uma refeição que agrada a todos (mais novos incluídos) pois é uma receita extremamente versátil onde podemos utilizar carne picada, frango desfiado ou atum, batata ou arroz, e também contenta não só pelo sabor, mas também porque é daquelas receitas simples, práticas e económicas.

Já todos nós, comuns aspirantes a Chefs, fizemos empadão do modo tradicional, mas desta vez tive o precioso auxilio da BIMBY® e de todos os ingredientes indicados apenas não utilizei os coentros, pois não sou apreciador e substituí por orégãos. De resto, todos os restantes são daqueles que normalmente existem na nossa despensa.

A preparação não requer grandes cuidados especiais ou tarefas morosas, apenas demora algum tempo pois uma das etapas é a cozedura da batata. Como novidade, para mim, foi o uso da mistura das natas com os ovos e coentros (no meu caso orégãos) como cobertura do empadão, pois normalmente pincelo com gema de ovo batida.

O resultado final foi agradável, nada de inovador e surpreendente, mas tal como disse é uma receita bastante prática, simples, mas com muito sabor.



Aqui fica a receita completa:

INGREDIENTES:
30 g azeite
150 g cebola
2 dentes de alho
100 g tomate em pedaços
320 g atum em lata escorrido (aprox. 4 latas)
1000 g batata (de casca vermelha p/ fritar) (cortada em pedaços pequenos)
350 g leite
25 g manteiga
1 pitada de pimenta
1 pitada de noz-moscada
1 c. chá de sal
100 g natas
2 ovos
20 g coentros

PREPARAÇÃO:
1-Coloque no copo o azeite, a cebola, o alho e o tomate, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/120°C/vel 1.
2-Adicione o atum e envolva com a ajuda da espátula. Retire e reserve.
3-Insira a borboleta. Coloque no copo a batata e o leite e coz 35 min/90°C/vel 1.
4-Pré-aqueça o forno a 180°C.
5-Adicione a manteiga, a pimenta, a noz-moscada e o sal e bata 30 seg/vel 3. Coloque metade do puré num pirex, distribua o atum com tomate reservado e cubra com o restante puré. Reserve.
6-Retire a borboleta. Coloque no copo as natas, os ovos e os coentros e triture 10 seg/vel 7. Deite sobre o empadão e leve ao forno a 180°C cerca de 25 minutos ou até dourar. Sirva de seguida com uma salada.

Fonte:  Livro 7 dias com a BIMBY®

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments