Tivemos acesso a mais um título, desta vez o The Smurfs – Dreams na sua versão de PlayStation 5, onde mais uma vez, os heróis da aventura são os adorados pequenos seres azuis, extremamente famosos em qualquer parte do mundo, contudo mais conhecidos em Portugal simplesmente por Estrunfes!
Desenvolvido pelos Ocellus Studio que contribuíram para o sucesso de jogos como Marsupilami: Hoobadventure e publicado mundialmente pela Microids, The Smurfs – Dreams é uma divertida aventura 3D, baseada no universo fantástico. Antes de voltar atenções diretamente para o The Smurfs – Dreams, necessito de enquadrar sobretudo os menos contados com este universo sobejamente conhecido além-fronteiras. Os Smurfs são uns seres azuis que surgiram por volta dos anos 80 e que vivem constantemente atormentados pelo bruxo Gargamel e o seu gato. Desde a sua origem, já foram produzidas séries televisivas de desenhos animados, diversos filmes, jogos de díspares estilos, para além de todo o merchandising que essa fama gerou.
Os Smurfs são uns seres azuis que surgiram por volta dos anos 80 e que vivem constantemente atormentados pelo bruxo Gargamel... |
NARRATIVA
Como não podia deixar de ser, e como é habitual nas aventuras dos Smurfs, o Gargamel tem como objetivo capturar os pequenos seres azuis e desta vez, engendrou um novo plano diabólico para os apanhar a todos. O bruxo lançou um astuto feitiço nos arbustos de salsaparrilha, uma das comidas preferidas dos Smurfs, colocando-os num sono profundo e fáceis de serem apanhados sem darem grande luta.
Contudo, o plano malicioso tem um grande revés, pois um dos Smurfs apercebe-se da situação maquiavélica e responde na mesma moeda, ou seja, concebe um plano que passa por uma expedição aos sonhos onde o jogador vai enfrentar o desafio de acordar cada Smurf antes que o Gargamel chegue à aldeia.
JOGABILIDADE
Neste género de jogos a jogabilidade simples, prática e assertiva é um requisito obrigatório para que o título consiga agradar ao seu público alvo, que tal como todos sabemos The Smurfs – Dreams está vocacionado para os mais jovens. Essa situação está bem vincada neste jogo, aliás a jogabilidade é bastante simples e sem grandes exigências, sendo de fácil (ou imediata) adaptação.
Ao longo da jornada, o jogador tem que percorrer quatro mundos de sonhos, cada um com características e particularidades bem próprias, sendo no geral sempre uma experiência distinta. Em cada um desses mundos, existem puzzles e quebra-cabeças apropriados para a faixa etária PEGI-7, ou seja, nada de muito exigente e desafiante. No total são 12 níveis e algo como 16 minijogos, repletos de segredos para serem descobertos, bem como os magic orbs que são imprescindíveis para acordar cada Smurf sobre o efeito do feitiço.
Infelizmente, tal como acontece em muitos outros jogos da franquia The Smurfs, The Smurfs – Dreams peca um pouco pela falta de originalidade, uma vez que está repleto de mecânicas já vistas em outros títulos semelhantes, não só do universo dos estrunfes azuis, mas também de outros jogos da mesma categoria. O jogador tem que correr por entre obstáculos, saltar sobre abismos, evitar perigos e atingir inimigos. Apesar de existirem alguns bosses interessantes, senti falta de algo que fosse novidade ou até, eventualmente, uma ou outra mecânica diferente do amiúde.
Neste género de jogos a jogabilidade simples, prática e assertiva é um requisito obrigatório... |
LONGEVIDADE
Uma vez mais, tenho de referir que o título (tal como ocorre na maioria dos jogos do Smurfs) está vocacionado para um público mais jovem, todavia, a existência de um modo cooperativo local, pode arrastar jogadores mais experientes para a aventura. Não me canso de referir essa situação, pois é um facto que me agrada verdadeiramente no universo dos videojogos. Aliás, esse desidrato aumenta exponencialmente a longevidade, uma vez que partilhar a diversão com aqueles que mais gostamos, família e amigos, é uma razão bastante forte para revisitar a aventura.
Por ouro lado, a velha questão de descobrir os colecionáveis, desvendar outras surpresas ou granjear todos itens de personalização da personagem, como novas roupas ou objetos, são sempre motivos mais do que suficientes para voltar a jogar o The Smurfs – Dreams ou repetir apenas determinados níveis.
...a existência de um modo cooperativo local, pode arrastar jogadores mais experientes para a aventura... |
GRAFISMO E SONOPLASTIA
No que concerne ao grafismo, em The Smurfs – Dreams abundam os visuais vibrantes e intensos, com uma direção de arte bastante semelhante às séries de desenhos animados que passavam nas televisões e que captavam a atenção dos telespectadores mais pequenos, transmitindo o espírito alegre dos Smurfs. É impossível não nos sentirmos parte integrante desta aventura, uma vez que as cores garridas são uma constante do início ao fim e sempre com muita coisa a ocorrer em simultâneo no ecrã.
A sonoplastia é algo que tenho mesmo de salientar, porque realmente acrescenta profundidade e emoção à aventura. Dir-me-ão, mas isso não acontece com os efeitos sonoros existentes nos jogos? Eu respondo, sim, mas em The Smurfs – Dreams conseguem mesmo transmitir as sensações fundamentais para que a experiência seja o mais completa possível, apesar de aqui e ali, existir alguma repetibilidade.
...em The Smurfs – Dreams abundam os visuais vibrantes e intensos, com uma direção de arte bastante semelhante às séries de desenhos animados... |
CONCLUSÃO
The Smurfs – Dreams é mais uma aventura divertida, alegre e bem-disposta, com são “quase” todas da franquia Smurfs. É evidentemente um título direcionado para um público mais jovem, apesar de, seguramente, também agradar aos mais crescidos, sobretudo no modo cooperativo local, partilhando a diversão com aqueles que mais gostamos. A contrapor, alguma repetibilidade, pouca inovação e de curta duração. Todavia, o universo Smurf é tão vasto, que ano após ano, não esgota os seus recursos e consegue proporcionar momentos alegres e divertidos aos jogadores.
The Smurfs – Dreams é (mais) uma aventura divertida dos seres azuis mais conhecidos do mundo, ideal para os mais jovens, mas, certamente, vai agradar aos jogadores mais experientes.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas
0 comments