TECNOLOGIA: Hands On - AOC U28G2XU

29.10.21

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje trago a minha opinião sobre o monitor AOC U28G2XU.

Recentemente tivemos a oportunidade de testar o monitor modelo U28G2XU da marca AOC, que para quem não sabe ou para os mais distraídos, é uma das marcas mais conhecidas no universo dos videojogos.

Apesar de ser do segmento gaming, cuja legião de fãs cresce a cada dia que passa e a um ritmo completamente alucinante, a sua estruta nem é das mais berrantes e/ou tremendamente coloridas, o que faz dele uma escolha bastante aceitável, para aqueles que pretendem usufruir das poderosas capacidades sem atrair demasiadas atenções. O equipamento possui uns frisos na cor vermelha, em determinadas zonas da estrutura, no entanto não possui qualquer tipo de rgb, que para os entusiastas, terá que ser colocado à parte, se assim for a intenção.

Este modelo, obviamente focado no gaming, apresenta características de alta qualidade, inseridas numa estrutura de 28 polegadas com resolução máxima até aos 4K. O seu painel frontal é IPS e apresenta compatibilidade natural com as tecnologias mais recentes, como o Nvidia G-Sync ou AMD FreeSync, acompanhado de uma taxa de refrescamento até os 144Hz e de resposta até 1ms, tornando-o uma excelente escolha para os mais exigentes equipamentos, como computadores gaming e/ou as consolas da geração atual.

As demais características e portas podem ser vistas na sua integra mais abaixo, porém salta imediatamente à vista a não existência do tão famigerado HDMI 2.1, sendo claramente uma limitação para quem pretende tirar o máximo de partido das capacidades, sobretudo usando as consolas. Devido ao seu preço, talvez fosse mais do justo que os fabricantes tivessem esse tipo de tecnologia em conta, incluindo-a no equipamento, ainda assim, é claramente um pormenor.

É impossível escrever sobre o AOC U28G2XU sem referir a sua palete de cores intensas e bem definidas, que em conjunto com um brilho assertivo e contraste bem afinado, proporciona-nos uma experiência de alto nível, sendo obviamente na minha opinião o maior destaque deste equipamento. Porém, é inevitável falar sobre o que menos me agradou quando testei o monitor, que foi sem dúvida alguma inércia dos botões de navegação nas díspares opções da sua configuração, que são realmente complexos de manusear, quando deveriam ser exatamente o oposto. Diversas vezes selecionei opções que não pretendia ou não consegui fazer a parameterização desejada, pois os mesmos não respondiam assertivamente, deixando-me frustado.

Ainda no campo dos aspetos menos positivos, necessito de referir que as colunas de som embutidas no equipamento, poderiam e deveriam ser ligeiramente de qualidade superior, uma vez mais, tendo em conta o elevado custo do equipamento. Batento na mesma tecla, a AOC poderia também ter incluído um sistema de organização dos cabos de ligação, menos comum do habitual, de modo a possibilitar a sua ocultação, apesar de compreender que poderia influenciar negativamente a rotação e/ou elevação do painel, no entanto fica aqui registada a minha sugestão.

O AOC U28G2XU apesar de ter algumas características menos positivas, não significa que não seja um excelente monitor, aliás no mercado e a este preço é quase impossível encontrar um semelhante com a mesma oferta em qualidade e capacidade, tendo um rácio qualidade/preço tremendamente elevado. Ainda assim, fica sobretudo o amargo de boca por não servir os dois mundos da mesma forma, ou seja, ser irrepreensível simultaneamente para os jogadores do PC e das consolas.


Principais características:


Resumindo, AOC U28G2XU apresenta um leque interessante de características, destacando-se sobretudo a qualidade do seu painel IPS, a compatibilidade com FreeSync e G-Sync e os 4K a 144Hz, isto tudo no Gaming PC. Quanto às consolas, claramente mais limitado pela falta do HDMI 2.1 e reduzindo para os 60Hz quando em UHD.


 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments