DESPORTO: Apuramento Mundial 2022 | Fase de Grupos | Arzebaijão - Portugal | Rescaldo e opinião

8.9.21

A seleção portuguesa deslocou-se ao estádio Olimpico de Baku e venceu o Arzebaijão por 0-3 dando um passo importante rumo ao apuramento para o mundial do Catar em 2022.

Fernando Santos voltou ao onze base, aquele que normalmente utiliza mais frequentemente, colocando André Silva no lugar do castigado Cristiano Ronaldo e João Moutinho por opção em vez de Rafa Silva.

A Portugal só interessava a conquista dos três pontos e mesmo sem Cristiano Ronaldo, o herói do último jogo frente à Rep. Irlanda, cedo se percebeu que ia ser uma partida de sentido único e jogada em apenas meio-campo. Domínio absoluto, intensidade e boas oportunidades, mas durante 25 minutos o golo não aparecia, isto sem que os azeris incomodassem o setor mais recuado da seleção lusa. No entanto, após esse período e num espaço de 5 minutos, Portugal consegue finalmente o tão ambicionado golo e logo em dose dupla. Primeiro por Bernardo Silva através de um gesto técnico notável e depois por André Silva que só teve de encostar para o fundo da baliza. O jogo ficou praticamente resolvido e apesar de existirem mais algumas boas ocasiões para ampliar a vantagem, o jogo chegou ao intervalo em 0-2.

imagem fpf.pt

A vantagem no marcador originou que o jogo da seleção portuguesa, na segunda metade, fosse mais lento, menos intenso, permitindo algumas subidas do adversário, mas sem pôr em causa a segurança defensiva e o autêntico espetador Rui Patrício. Ainda assim e apesar da muita chuva que ocorreu, Portugal dispôs de um número considerável de oportunidades, mas só uma foi transformada em golo, através de um belo cabeceamento de Diogo Jota, colocando o resultado final em 0-3.

Destaque individual para Bruno Fernandes, que realizou uma exibição de grande nível, sobretudo no capítulo do passe. Do lado azeri, Emin Makhmudov foi o que mais tentou inverter o rumo dos acontecimentos.

Resumindo, vitória robusta e importante, que conjugada com o empate da Sérvia frente à Rep. Irlanda, coloca Portugal na liderança isolada do seu grupo.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Foi mais um jogo de futebol entre as Selecções de ARZEBAIJÃO e PORTUGAL, para o apuramento do Mundial de 22.
    A equipa Portuguesa realizou um bom jogo de futebol e como escreve Carlos Silva-NECTEP, com domínio absoluto, intensidade e boas oportunidades de golos.
    Sim. O resultado final poderia até ser mais volumoso, dado as inúmeras oportunidades de golo que teve, é como se diz na gíria, "falta de eficácia". Mas pronto, cumprido o principal objectivo que era sem dúvida a vitória e os três pontos importantes.
    Destaque individual: o jogador BRUNO FERNANDES. Pois, foi o melhor elemento da equipa Portuguesa, fez um óptimo jogo.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Mais três pontos na caminhada. Abraço

      Eliminar