DESPORTO: Liga NOS | 28ª Jornada | FC Porto – V. Guimarães | Rescaldo e opinião

23.4.21

O FC Porto recebeu e venceu o V. Guimarães e aproveitou da melhor forma o empate do rival, estando agora a 4 pontos de distância do 1º lugar da Liga NOS.

Sérgio Conceição voltou a apostar no onze base, ou aquele que mais vezes foi utilizado durante a temporada, apenas com a alteração de Zaidu Sanusi por Nanú.

Os jogos frente aos vitorianos são tradicionalmente complicados, mas sempre bem disputados e os visitantes até entraram melhor na partida, tendo disposto de duas oportunidades logo na etapa inicial, ainda que não conseguissem rematar à baliza. Paulatinamente, os dragões foram naturalmente assumindo as despesas, com mais posse de bola e pressionando alto, porém os resultados práticos eram nulos, uma vez que as oportunidades sérias de golo escasseavam. Os portistas, apostaram demasiadas vezes em lances individuais, que claramente não estavam a resultar e o fraco apoio dos alas ao ataque, originava que o fluxo de jogo fosse efetuado pela zona central do terreno, mas aí a defesa vitoriana ia, com maior ou menor dificuldade, anulando as investidas do adversário, até ao final do tempo parcial.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar

A segunda etapa teria que ser obviamente diferente e assim foi, com o FC Porto a entrar muito mais dinâmico e pressionante, causando inúmeros perigos à zona mais recuada do Vitória. Com apenas 4 minutos de tempo de jogo, Otávio lança em profundidade Moussa Marega, no entanto o passe fica curto e ao alcance de Abdul Mumin, porém o maliano foi mais forte e determinado, ganhando o lance ao defesa contrário e rematando de pé esquerdo, batendo Bruno Varela. O golo libertou os jogadores dos portistas que entraram na melhor fase da partida, sucedendo-se as ocasiões para marcar o segundo golo, que, no entanto, não acontecia. Perante essa situação e depois de Bino ter refrescado a sua equipa, os vitorianos cresceram e conseguiram incomodar a defesa portista, mas o primeiro e único remate enquadrado com a baliza de Agustín Marchesín foi apenas efetuado aos 73 minutos e de livre direto, facilmente defendido pelo guarda-redes argentino. Os azuis e brancos desperdiçaram algumas boas ocasiões para fazer o golo da tranquilidade, mas foram todas desperdiçadas, fixando o resultado final e 1-0.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar

Destaque individual para Pepe que juntamente com Mbemba têm conseguido ser manter a defesa unida e sólido, fazendo com que o FC Porto não sofra golos há quatro jogos consecutivos. Do lado vitoriano, Jorge Fernandes foi o defesa que esteve melhor na sua equipa, muitas vezes compensando os erros dos seus colegas de setor.

Resumindo, vitória capital que permitiu encurtar distâncias para o 1º classificado, estando o FC Porto agora a apenas 4 pontos da liderança da Liga NOS. Os dragões voltam a jogar para a Liga NOS na próxima segunda-feira, deslocando-se ao terreno do Moreirense.


  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Pronto, Mais um jogo de futebol da 1Liga entre FCPORTO e GUIMARÃES. E tal como escreve Carlos Silva no Canal-NECTEP, jogos contra os vitorianos são tradicionalmente difíceis, complicados.
    Sim, acho que sim, Sou da mesma opinião, seja no Estádio do Porto ou em Guimarães.
    Pois, a primeira parte não foi muito bem conseguida do lado Portista, foi um jogo fraco. Na parte complementar, aí sim, o FCPorto entrou muito bem e logo no inicio marcou um bom golo por intermédio de MAREGA. Depois do golo a equipa Portista foi controlando a partida e até poderia ter alargado o marcador mas, falha na finalização. Porém, atenção, sempre com boa réplica de parte dos vitorianos, com boas jogadas de transição.
    Apesar de alguma dificuldade e um pouco de sofrimento, o FCPORTO mereceu a vitória e consequentemente os três pontos em disputa.
    Destaque de Carlos Silva vai para o jogador PEPE, completamente de acordo, pois não parece a idade que tem, joga sempre com raça. Mas também queria dar uma palavra de apreço para MAREGA foi incansável, correu kilometros e aida marcou um belo golo. Sendo considerado o melhor em campo pela sportv.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Sim, uma vitória difícil e saborosa. Marega também fez um bom jogo e mereceu o golo. Abraço

      Eliminar