BIMBY®: Tubérculos e Raízes à mesa

11.11.20

No seguimento do artigo Massas quebrada e sablé (areada) – Parte 3 de 3 hoje trago mais um artigo, sobre os benefícios e os mitos dos Tubérculos e Raízes.

Batata, cenoura, nabo, rabanete e beterraba são ingredientes normalmente económicos, versáteis, saborosos e saciantes. Os Tubérculos e Raízes são essencialmente fornecedores de energia que se faz acompanhar de vitaminas, minerais e inúmeros outros compostos benéficos para o organismo. E, ao contrário do que se diz muitas vezes, até ao pouco calóricos.

CENOURA, OLHOS BONITOS E NÃO SÓ

A reputação de fazer a pele e os olhos bonitos não é mais uma crença popular vinda do nada. A cenoura é rica em betacaroteno ou provitamina A que no organismo origina vitamina A, indispensável à saúde da pele e à visão noturna. Como tudo na natureza, também a vitamina A tem um ponto de equilíbrio e o excesso pode ser nocivo. Ao consumir cenoura, não há risco de sobredosagem, mas o mesmo não se pode dizer do consumo exagerado através de suplementos vitamínicos, os quais podem ser úteis em casos específicos de carências, mas de modo algum se substituem a um alimento «real». Coma cenouras cruas ou cozinhadas - a vitamina A altera-se pouco com a cozedura.

3 MITOS SOBRE AS BATATAS

A batata engorda – FALSO - É, até, pouco calórica. Compare valores energéticos:

Batata cozida: 76 cal/100 g

Pão: 250 cal/100 g

Massas: 150 cal/100 g

As gorduras com que são cozinhadas ou os molhos é que podem torná-la muito calórica: 100 g de batatas fritas as rodelas(chips) fornecem 580 calorias…

A batata provoca obstipação – FALSO - Pelo contrário, até ajuda a regular o trânsito intestinal. Antes de ser um farináceo, a batata é um legume. Quanto mais nova, maior é a sua riqueza em fibras (menos agressivas do que a celulose, por exemplo. contida no farelo) o que contribui para combater a obstipação.

A batata tem pouco interesse nutricional – FALSO - Nada mais errado.... É rica em vitaminas, sendo uma das mais importantes a vitamina C. No entanto, este teor vai baixando à medida que a batata "envelhece" - 45 mg por 100 g de batatas novas, e 13 mg por 100 g de batatas "velhas". Tem ainda vitaminas do grupo B e minerais, como magnésio, potássio e ferro.

É FUMADOR? OS NABOS AJUDAM A EVITAR DANOS MAIORES!

Nos países ocidentais, o nabo foi sempre associado a uma alimentação de pobres, sendo, por isso, um alimento desprestigiado. Atualmente já não e assim, graças ao desenvolvimento dos conhecimentos nutricionais e as tendências da nova gastronomia, focadas na redescoberta de sabores tradicionais integrados de forma inovadora. 0 nabo, como as couves, os brócolos e a couve-flor, pertencem a família botânica das crucíferas. Estudos recentes têm demonstrado que o consumo regular das crucíferas poderá contribuir para a prevenção de certos cancros, como os do pulmão, dos ovários e do rim. Este efeito protetor seria devido a presença dos compostos de enxofre existentes nestes legumes. São também esses compostos que dão ao nabo aquele sabor particular, um tanto amargo, que não agrada a toda a gente.

Fonte: revista BIMBY® Abril 2013

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments