BIMBY®: Sugestões para fazer o bolo perfeito na BIMBY® – Parte 2 de 2

26.2.20


No seguimento dos artigos de dicas e sugestões publicados anteriormente, hoje trago a segunda parte do artigo sobre Sugestões para fazer o bolo perfeito na BIMBY®.

Outros fatores a ter em consideração são o tamanho da forma, a posição no forno e a temperatura do mesmo, sendo que existem diversos tipos de forma: coroa, fundo removível, bolo-inglês ou mesmo tabuleiros (para tortas e bolos baixos que geralmente são cortados em quadrados). Por norma, deve utilizar a forma mencionada na receita.

As formas devem ser bem untadas e polvilhadas com farinha. No caso das massas que levam fruta ou uma quantidade grande de açúcar, devem também ser forradas com papel vegetal.

Para desenformar, passe uma faca com cuidado pela lateral, inverta o bolo sobre uma rede e levante a forma. Porém, deve repousar cerca de 5 minutos quando sai do forno e ser desenformado ainda quente. Quando são bolos grande de fruta, devem ser retirados da forma enquanto estão mornos, e as tortas devem ser enroladas ainda quentes.

Deixe arrefecer completamente os bolos, de preferência sobre uma rede para evitar a condensação e que o bolo fique colado na base. Depois de frio, decore a gosto, recheie ou cubra com doces, compotas, geleias, molho de chocolate ou fruta, chantilly, glacé, frutos secos, maçapão, pasta de açúcar, entre outros recheios. Dê um toque diferente a um simples pão-de-ló, por exemplo, humedecendo com sumo de laranja ou de ananás. As opções são inúmeras, crie o seu próprio bolo e partilhe com os amigos e a família. 

Quando alguma coisa corre mal, por vezes ficamos sem perceber o que se passou com o bolo, quando seguimos a receita à risca e ele não ficou bem. Aqui ficam alguns pontos que podem ajudar a perceber o porquê.


BOLO FICOU “ENQUEIJADO” (textura densa):
- Líquido a mais na massa;
- Pouco fermento ou fermento fora do prazo;
- A mistura de gordura com o açúcar foi pouco batida;
- A farinha foi envolvida de mais (ou tempo ou velocidade a mais);

O BOLO CRESCEU EM PICO E O TOPO FICOU RACHADO:
- Forno muito quente ou o bolo fico numa prateleira muito acima;
- Pouco líquido na massa;
- Forma muito pequena;

BOLO “MURCHOU” NO CENTRO:
- Tamanho errado da forma;
- Forno muito frio ou tempo de cozedura insuficiente;
- A porta do forno foi aberta cedo de mais;

NOTA: A confeção de um bolo na BIMBY® é mais rápida do que a tradicional. Se necessário, ligue o forno um pouco antes de começar a fazer o bolo, para garantir que está bem quente no momento de o colocar.

CUIDADOS COM O FORNO:
- Maioritariamente, os bolos são cozidos a uma temperatura média de 180°C e na prateleira do meio nos fornos elétricos ou numa prateleira superior nos fornos a gás.
- Os bolos dever ser colocados sobre a grade do forno e não sobre o tabuleiro, porque este tira calor ao bolo.
- Não se deve abrir o forno, pelo menos, nos primeiros 15 minutos, para evitar que o bolo baixe.
- Para qualquer tipo de bolo, um forno pré-aquecido adequadamente é a chave do sucesso.



Fonte:  Revista BIMBY®  novembro 2011

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments