No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje trago mais um artigo de opinião, desta vez sobre o monitor AOC AG326UD, que tivemos recentemente a oportunidade e o privilégio de o testar.
O monitor AOC AG326UD é um monitor ambicioso, uma vez que tenta reunir características de topo para o sempre exigente universo gaming, mas também procura proporcionar características importantes para outros tipos de funções, como por exemplo, trabalhos criativos. Em muitos aspetos cumpre com distinção, ainda assim existem pontos a melhorar.
![]() |
Em muitos aspetos cumpre com distinção, ainda assim existem pontos a melhorar. |
Assim que começamos a retirar o equipamento da sua embalagem, constatamos de imediato que estamos na presença de um equipamento com dimensões e peso consideráveis, tal a dificuldade em desembalar o produto. A base é bastante robusta, permitindo os habituais ajustes de altura, inclinação, rotação (“tilt/pivot”) e até um ligeiro “swivel”. Não nos podemos esquecer que estamos perante um monitor de 31,5 polegadas pelo que, obviamente, é necessária uma base de suporte que consiga sustentar essas dimensões, porém a sua volumetria ocupa um espaço considerável na secretária, especialmente em profundidade. Nem sempre é fácil ajustar para posições muito ergonómicas sem comprometer espaço.
Por outro lado, elevado peso dificulta um pouco manobrar ou ajustar o monitor, especialmente se for necessário deslocá-lo, porém não deve ser algo que aconteça com muita frequência. É razoavelmente fácil de montar, com a base aparafusada no suporte principal sem a necessidade de ferramentas. No entanto, há dois parafusos fornecidos na caixa para montar o ecrã no suporte. Isso é diferente de outros monitores, embora não dê muito trabalho com uma chave de fendas tradicional.
![]() |
A base é bastante robusta, permitindo os habituais ajustes de altura, inclinação, rotação (“tilt/pivot”) e até um ligeiro “swivel”. |
Em termos de design, o monitor AOC AG326UD não ostenta gaming por todos os poros, como é imensamente amiúde em equipamentos dessa gama. As cores utilizadas, preto e cinzento escuro, são discretas e adaptam-se bem a ambientes mais profissionais, mas também como de lazer. Ainda assim, o RGB não podia deixar de estar presente, intenso e luminoso, mas também é possível desativa-lo por completo. A sua estética moderna, com molduras finas, com a curiosidade de ser “frameless” ou “sem moldura” em três lados, o que melhora a imersividade visual. Um ponto muito positivo para o suporte, que foi desenhado tendo em conta a gestão de cabos, uma vez que é possível esconder diversos cabos na sua estrutura, promovendo uma mesa melhor organizada. Um aspeto menos positivo para o OSD (menu de configuração) e os controlos físicos (joystick ou botões) que não são tão intuitivos como poderiam ser, o que pode afetar rapidez de uso no dia a dia.
![]() |
Um aspeto menos positivo para o OSD (menu de configuração) e os controlos físicos (joystick ou botões)... |
O monitor AOC AG326UD tem um painel QD-OLED que disponibiliza cobres vibrantes e intensas, combinando com os pretos profundos e bem vincados, garantindo uma qualidade de imagem bastante fidedigna e, especialmente, de qualidade. Os tempos de resposta andam na casa dos 0.03 ms e a taxa de atualização até 165 Hz, tornando o monitor uma excelente opção para jogos, onde a exigência é claramente mais elevada. A resolução 4K UHD numa dimensão 31,5 polegadas, possibilita ao utilizador espaço mais do que suficiente para um ambiente multitarefa, com janelas lado a lado, edição de imagem/vídeo com detalhe fidedigno e fino, sempre com uma representação de gama de cores bem assertivas, o que é sobretudo, relevante, para designers, criadores de conteúdo e editores de fotografia/vídeo.
![]() |
O monitor AOC AG326UD tem um painel QD-OLED que disponibiliza cobres vibrantes e intensas... |
Em termos de ligações, o equipamento disponibiliza boas opções, das quais se destacam as 2× HDMI 2.1 e 1× DisplayPort 1.4, o que permite ligar consolas de nova geração, PC potentes ou múltiplos dispositivos. O leque opções é completado com um Hub USB integrado (vários USB 3.x), porta upstream (Type-B) e portas downstream (Type-A) úteis para ligar periféricos ou dispositivos auxiliares e uma saída de auscultador jack 3,5 mm. Na minha opinião, o que falta em são funcionalidades de nível extra, como portas Type-C compatíveis com USB4 com 90 W de potência.
![]() |
Em termos de ligações, o equipamento disponibiliza boas opções, das quais se destacam as 2× HDMI 2.1 e 1× DisplayPort 1.4... |
O sistema de som é composto por dois altifalantes integrados (2×8W) que oferecem uma solução de som básico, suficiente para um uso ocasional e esporádico, algo que, infelizmente é amiúde em equipamentos semelhantes e da concorrência. Obviamente que é possível mitigar essa situação recorrendo a um periférico extra, como auscultadores ou colunas de som, mas os fabricantes deveriam ter um pouco mais de cuidado na questão da sonoplastia interna. Existe uma clara limitação na profundidade dos graves, espacialidade e volume. Por exemplo, para música ou filmes imersivos, vai sentir-se que falta de potência. Outra situação, em espaços maiores ou com ruído ambiente, os 16W, nalguns casos, podem não bastar para uma experiência de som confortável.
![]() |
O sistema de som é composto por dois altifalantes integrados (2×8W) que oferecem uma solução de som básico... |
O monitor AOC AG326UD é, no geral, um monitor extremamente apetecível para quem quer uma combinação de qualidade de imagem, fluidez e bom desempenho, especialmente em gaming ou para conteúdos visuais exigentes. Porém, o intervalo de preços entre € 800 a € 950, dependendo da loja, stock, promoções, pode eventualmente afastar alguns dos interessados.
Principais características:
Ecrã:
· Tamanho do ecrã (polegadas): 31.5"
· Tamanho do ecrã (cm): 80
· Tratamento do painel: Anti Reflexo
· Resolução do painel: 3840 x 2160
· Rácio de aspeto: 16:9
· Brilho: 250 cd/m2
· Tipo de painel: QD-OLED
· Taxa de atualização máxima: 165 Hz
· Tempo de resposta GTG: 0.03 ms
· Rácio de contraste-estática: 1500:1
· Ângulo de visão (CR10): 178º/178º
· Reprodução de cores: 1.07 Biliões de Cores
· Tecnologia de Sincronização: Adaptive-Sync
Audio:
· Colunas: Sim, 2x 8W
Conectividade:
· 2 x HDMI 2.1
· 1 x DisplayPort 1.4
· 3 x USB 3.2 (Gen 1)
· 1 x Jack 3.5mm
Design Mecânico:
· Ajuste em inclinação: -5º / +25º
· Altura: Até 150 mm
· Pivot: Sim
· Giratório: -16º / 16º
· Norma VESA: 100 x 100 mm
Consumo de Energia:
· Adaptador de energia: Interno
· Fonte de energia: 100 - 240V 50/60Hz
· Consumo de energia ligado (típico) em watts: 123
· Consumo de energia em reserva em watts: 0.5
· Consumo de energia offline em watts: 0.3
Dimensões e Peso do Produto:
· Dimensões do produto incl. a base (LxAxP) em mm: 717.3 x (485.9~635.9) x 316.8
· Dimensões do produto excl. a base (LxAxP) em mm: 717.3 x 106.5 x 420.8
· Peso líquido (em kg): 10.23
· Produto sem suporte (kg): 7.4
![]() |
Suporte para colocar headsets... |
Resumindo, o AOC AG326UD possui realmente características muito ambiciosas e com qualidade, sobretudo de imagem e desempenho. Em contrapartida, o sistema de som fica aquém do esperado e o custo elevado pode, eventualmente, afastar alguns dos interessados.
0 comments