No seguimento dos projetos relacionados com o Football Manager desta vez dou início a mais um projeto, desta vez sobre a participação de todas as seleções presentes no Euro 2020.
O objetivo passa por realizar a fase final do Euro 2020, comandando os destinos de cada seleção, utilizando os 26 eleitos por cada selecionador. No final de cada participação, verificamos quem foi o mais sucedido, ou seja, comparamos o que foi feito na vida real pelo selecionador, com o trabalho realizado por Carlos Silva.
EURO 2020 – TURQUIA
A táctica escolhida foi o meu habitual 4-5-1, com os alas a atacar, um trio de meio-campo composto por um médio defensivo, um médio centro, ambos no apoio e um mezzala a atacar. Na frente, dois extremos no apoio ao ponta de lança a atacar.
No primeiro jogo, frente à Itália, a seleção teoricamente mais forte do grupo, realizamos um jogo bastante bom do ponto de vista ofensivo, marcando 4 golos à poderosa seleção transalpina, porém na vertente defensiva, cometemos alguns erros que nos custaram os 3 pontos. O jogo acabaria empatado 4-4, sofrendo o golo do empate ao minuto 90, valendo assim o primeiro ponto na fase de grupos de Euro 2020.
Na segunda partida, frente à Suiça, supostamente mais acessível, o jogou não correu como planeado, ou seja, sofremos um golo e depois tivemos que andar atrás do prejuízo, conseguindo alcançar o empate, porém um golo aos 76 minutos de Embolo, acabou com as esperanças de conseguir os três pontos, nem conseguindo sequer o empate, uma vez que o golo de Halil Dervişoğlu aos 90+4 acabaria por ser anulado por fora de jogo.
No terceiro e último jogo da fase de grupos, a vitória era obrigatória se ainda queríamos sonhar com o apuramento, no entanto, uma pálida exibição, ainda assim melhor que o adversário, precipitou a eliminação precoce do Euro 2020, perdendo o desafio por 0-1, sofrendo o golo da derrota aos 80 minutos e onde mais uma vez, tivemos um golo anulado ao minuto 90+1, que muito provavelmente já não servia para nada.
EURO 2020 – TURQUIA – COMPARAÇÃO E BALANÇO
Se comparamos com o trabalho de Senol Günes na vida real, a participação da Turquia no Euro 2020 neste mundo virtual do Football Manager 2021 foi em tudo semelhante. Senol Günes ficou em último lugar do grupo com 0 pontos, ou seja, 3 derrotas em 3 jogos, tendo marcado 1 golo e sofrido 8. Carlos Silva fez ligeiramente melhor, uma vez que conseguiu empatar com a seleção italiana, mas depois deixou a desejar nos jogos seguintes, perdendo com Suiça e País de Gales, ficando também no último lugar do grupo, mas com 1 ponto, marcando 5 golos e sofrendo 7.
Em jeito de balanço, Cengiz Ünder um golo, uma assistência e uma classificação média de 7,10 foi um dos jogadores em maior destaque, assim como o experiente avançado Burak Yılmaz que conseguiu marcar 2 golos em 3 jogos e logo ambos frente à Itália. No plano inverso Merih Demiral e İrfan Can Kahveci, que eram alguns dos jogadores que podiam fazer a diferença, realizaram exibições abaixo daquilo que podem e sabem. Sinceramente, face à qualidade do plantel, sobretudo no plano individual, pensava que o apuramento para os oitavos de final iria ser mesmo uma realidade, porém as fracas prestações com as equipas teoricamente mais acessíveis, deitaram tudo a perder.
O Euro 2020 acabaria por ser vencido pela Alemanha, batendo na final por 1-0 a seleção de Portugal, com um golo de Brandt.
Senol Günes – Eliminado na fase de grupos |
Carlos Silva - Eliminado na fase de grupos |
0 comments