FOOTBALL MANAGER: As variações dos atributos ao longo dos anos – JAVIER MASCHERANO #11

24.4.20


No seguimento dos meus artigos sobre o Football Manager, hoje vou continuar um projeto que consiste em verificar a evolução ou involução de um jogador ao longo das díspares versões lançadas, desde 2005 até à atual, através dos diversos atributos técnicos, mentais e físicos, mas também a nível financeiro.

Depois de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Luka Modric, Franck Ribéry, Gianluigi Buffon, Zlatan Ibrahimović, Iker Casillas, Dani Alves, Daniele De Rossi e James Milner, chegou a vez de Javier Mascherano, um médio defensivo de classe mundial, lutador, combativo, trabalhador. Com o passar dos anos, foi recuando a sua posição no terreno, tendo alinhado a defesa central durante muitos jogos, sobretudo ao serviço do Barcelona. Atualmente, regressou ao seu país para jogar nos argentinos do Estudiantes, apesar de no último FM2020 iniciar a época nos chineses do Hebei China Fortune.

Ao longo da sua carreira, Javier Mascherano foi tremendamente regular, jogando com muita frequência em todos os clubes por onde passou, inclusive sendo capitão por inúmeras vezes. No mundo virtual do Football Manager, começando pelo FM2005, o argentino iniciou o seu percurso no River Plate e com 20 anos apenas já apresentava atributos máximos em Desarme|20, Determinação|20 e Influência|20, para além de outros muito positivos. Ao longo das várias versões do Football Manager o perfil de Javier foi evoluindo gradualmente, perdendo alguns atributos com nota máxima, mas ficando mais homogéneo em todos os outros, configurando-o como um médio de classe mundial. O seu passe atingiu o valor máximo, €33 milhões de euros no FM2016 ao serviço do Barcelona, enquanto o maior salário que auferiu foi €1,28 milhões de euros, no FM2019 e FM2020, nos anos em que esteve na China.

Relembro que todas as imagens relativas ao perfil do jogador foram tiradas logo no inicio de cada época.

















Resumindo, Javier Mascherano foi um dos melhores médios defensivos do Football Manager, sendo fortemente vincada a sua importância e preponderância nas equipas por onde passou. Ao longos dos anos, o seu perfil ficou mais completo e homogéneo, no entanto foi facilmente verificável que os atributos de cariz defensivo foram sendo mais determinantes e ao mesmo tempo, os físicos foram diminuindo nas últimas versões do jogo.

Espero que tenham gostado e caso queiram participaram, podem utilizar a área de comentários ou as diferentes redes sociais ao dispor, para sugerirem jogadores que gostariam de ver a sua evolução.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments